Ao longo dos últimos anos trabalhando com pesquisa e análise de dados a Pin People foi entendendo quais são as principais dores dos times de RH com esses tópicos e como poderíamos ajudar por meio da nossa expertise em People Analytics e Employee Experience.
Após efetuar alguns experimentos e validações com alguns clientes, foi possível selecionar as melhores iniciativas nas frentes de análise de dados, apoio estratégico e educação sobre Employee Experience em um catálogo de serviços complementares à nossa plataforma, foi assim que surgiram os nossos Serviços de People Analytics.
Neste artigo iremos explicar todos os detalhes desses serviços, seus principais benefícios e como você pode fazer para adquiri-los na sua empresa também.
Siga a leitura e saiba mais.
O que são Serviços de People Analytics
Os Serviços de People Analytics são um catálogo de serviços adicionais oferecidos exclusivamente a clientes da Pin People. Ao todo são 18 serviços complementares divididos em 3 grandes grupos: Analytics Avançada, Apoio Estratégico e Educação sobre Employee Experience.
Analytics Avançada
Esse grupo contém opções de serviços realizados pelos times de People Science (Ciência de Pessoas) e Data Labs (Ciência de Dados), e tem como principal objetivo auxiliar os clientes na condução de análises mais profundas e complexas em relação às respostas dos colaboradores nas pesquisas.
A plataforma da Pin People já traz, por padrão, relatórios bastante profundos e flexíveis para que os times de RH possam extrair insights relevantes sobre a experiência dos colaboradores. Porém, em casos em que a organização possui diversos níveis de complexidade — dores muito específicas ou mesmo estratégias de Employee Experience mais avançadas, é possível obter através dessas análises dados e informações mais profundas que irão auxiliar na tomada de decisão mais direcionada.
Apoio Estratégico
Employee Experience é uma abordagem multidimensional, pois lidar com experiência implica em contemplar diversos fatores que possuem o poder de influenciá-la positiva ou negativamente. Por essa razão, construir estratégias que visam melhorar a experiência dos colaboradores é naturalmente um processo complexo.
A Pin People disponibilizou serviços nessa frente para ajudar os times de RH que querem ganhar um reforço na construção de estratégias mais assertivas. Os serviços vão desde auxílio na montagem e apresentação dos resultados das pesquisas até a revisão e construção das trilhas e das comunicações feitas com os colaboradores.
Educação sobre Employee Experience
A metodologia de Employee Experience ainda não está totalmente difundida e compreendida pelas áreas de RH. Consequentemente, sem compreender a fundo como esse novo modelo operacional de gestão de pessoas funciona, fica difícil pensar e construir estratégias dentro dessa abordagem. Por isso, a Pin People oferece serviços de educação sobre a temática de Employee Experience e sobre como enxergar e trabalhar esse tema nas empresas.

Como esses serviços podem ajudar no meu dia a dia?
Conforme pontuado, a plataforma da Pin People já possui diversos recursos e relatórios que sozinhos são capazes de oferecer insights profundos sobre a experiência dos colaboradores, permitindo realizar diversas comparações e recortes para entender cenários mais específicos.
Contudo, se o seu time de RH responsável por cuidar da experiência dos colaboradores não possui muito tempo para realizar análises mais complexas, ou mesmo se falta pessoal dedicado para executar essas atividades, os Serviços de People Analytics podem ser uma boa alternativa.
Com a contratação dos Serviços de People Analytics, você irá ganhar:
- Auxílio na construção de questionários com maior embasamento científico e metodológico;
- Pesquisas mais inteligentes e preparadas para coletar dados relevantes de acordo com o momento do colaborador e das necessidades da empresa;
- Trilhas de comunicação revisadas metodologicamente;
- Maior aprofundamento das análises trazendo insights mais direcionados para o RH e as lideranças;
- Visão estratégica sobre os resultados e possibilidade de planos de ação;
- Ganho de produtividade com a redução do trabalho operacional atrelado a pesquisas e análise de dados;
- Reunião para discutir estratégias e planos de ação com especialistas da Pin People.
Conheça alguns dos Serviços de People Analytics
Análise de Resultados
Auxílio no processo de análise de resultados garantindo uma avaliação imparcial e detalhada dos dados obtidos.
Apresentação de Resultados
Apresentação realizada por um especialista Pin People de forma objetiva e imparcial.
Reuniões de Governança
Participação ativa da construção do projeto de EX, acompanhando a execução, desenhando a estratégia e prestando auxílio quanto ao uso da plataforma.
Reuniões com Especialistas Pin People
Direcionamento e apoio com expertise da Pin People para questões específicas que demandam maior conhecimento técnico.
Reunião sobre Plano de Ação
Suporte da estratégia de EX e seus desdobramentos com a expertise da Pin People.
Revisão das Trilhas de Jornada/Pílulas de Comunicação
Suporte da estratégia de EX por meio do auxílio metodológico da Pin People.
Cronograma e Estratégia de Pesquisa
Criação de um cronograma de pesquisa que possibilite a coleta de dados assertivos e com qualidade.
Construção de Questionário Personalizado
Construção de questionários assertivos e específicos para a dor da organização que estejam bem estruturados e embasados tecnicamente.
Construção de Trilhas de Pílulas Comunicação
Apoio com expertise em trilhas de comunicação para melhor aproveitamento desta funcionalidade.
Treinamento da Plataforma
Ensino sobre a plataforma e os relatórios, permitindo mais autonomia no dia a dia e maior aproveitamento do sistema.
Workshop sobre EX
Ensinar públicos estratégicos sobre temas gerais de EX.

Conclusão
Entenda ainda mais sobre como trabalhar e desenvolver uma boa experiência do colaborador, auxiliando seu time de RH e cuidando da experiência do seu colaborador com os especialistas da Pin People. Dê uma olhada nos nossos produtos e descubra como entrar na Era da Experiência!
Leia também:
- As melhores práticas de criação e aplicação de pesquisas para RH;
- Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH;
- Por que People Analytics é o futuro do RH?.