Olá, o meu nome é Thais Fernandes, sou especialista de Metodologia na Pin People e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Trabalhar a experiência do colaborador é fazer com que todas as interações com a organização sejam positivas em todos os momentos que importam. Falamos no vídeo anterior sobre a importância do Onboarding e após esse período, é necessário considerar todo o ciclo de vida do colaborador, incluindo a sua jornada de desenvolvimento e crescimento dentro da organização.
E por que acompanhar a Jornada do Colaborador é tão importante?
Segundo um estudo realizado pela Sales Force, colaboradores que se sentem ouvidos são 4,6% mais propícios a dar o melhor de si no trabalho. Além disso, dados da Gallup revelam que colaboradores engajados podem ter até 41% menos de absenteísmo, uma queda de até 59% de turnover e 40% menos riscos de acidentes no trabalho.
Os impactos da experiência no trabalho são notáveis, enquanto 21% dos colaboradores indicam que deixariam de trabalha numa empresa que oferece uma boa experiência, quase 50% revelaram que deixariam de trabalhar em uma empresa que oferece uma experiência ruim. O estudo realizado pela Pin People, que contou com mais de 76 mil colaboradores ouvidos e avaliou o Panorama de Experiência do Trabalho em 2020, revela que existem 2 pontos críticos na Jornada do Colaborador que aumentam o risco de desligamento voluntário: Colaboradores que possuem entre 6 meses e 1 ano e colaboradores que possuem entre 3 e 5 anos atuando na empresa.
É preciso entender então, quais são os pontos de dor dos colaboradores para que o RH possa agir de forma proativa. A nossa recomendação é que uma pesquisa geral de engajamento e bem-estar seja aplicada minimamente a cada 6 meses. Além de uma pesquisa geral, as empresas podem realizar pulsos mais frequentes que possuem menos questões, com o objetivo de avaliar o progresso de algumas iniciativas e medir o eNPS.
Outra sugestão é realizar pesquisas "deep dive" que se aprofundam em algumas temáticas que são relevantes para a Experiência do Colaborador, como por exemplo, avaliação da Liderança e Saude Mental, ponto que tem sido muito relevante pros colaboradores com a pandemia. Os pulsos complementares e a pesquisa deep dive, acontecem durante o ciclo semestral da Pesquisa Geral de Engajamento e Bem-estar.
É importante que as organizações acompanhem a jornada dos seus colaboradores e possam atuar de maneira estratégica, maximizando os aspectos considerados positivos e atuando para solucionar possíveis aspectos negativos que possam surgir. Vale reforçar que esse acompanhamento precisa ser contínuo.
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!
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