Episódio 06: Metodologia dos 3Qs (Quem, Quando e O quê)

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Episódio 06: Metodologia dos 3Qs (Quem, Quando e O quê)

Olá, o meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.

A experiência na sua empresa nunca será a mesma para todos os colaboradores, já que, cada um deles está vivendo momentos diferentes e, portanto, apresenta necessidades e objetivos diferentes.

Levar em consideração o contexto pelo qual as pessoas estão passando, é fundamental para entender quais resultados devem ser alcançados e quais experiências são importantes para atingi-los. Por isso, hoje vamos falar sobre os 3Qs, uma forma simples e prática de mapear o que realmente importa para as pessoas ao longo da sua jornada na empresa.

Começamos com o "Quem" ou, em outras palavras, com um grupo ou personas de colaborador. Que persona é essa e quais são suas características básicas? A partir disso, a gente passa a entender melhor as suas necessidades desafios e objetivos. Em seguida, a gente passa para o "Quando". É importante definir exatamente qual momento dentro da jornada do colaborador que queremos trabalhar. Essa referência temporal nos ajuda a compreender o que é esperado  por parte do colaborador e por parte da empresa. Por fim, devemos fazer uma descrição das experiências que são importantes acontecerem com base no contexto construído com os Qs anteriores. Ou seja, o que importa naquele momento para aquele grupo de colaboradores? Quais são as experiências essenciais?

Como um exemplo simples, a gente pode pensar em colaboradores com papel gerencial, o Quem, que estão passando pelo processo de integração ao longo da primeira semana, o Quando, e que precisam entender com clareza como funcionam os processos de Gestão de Pessoas para gerir suas novas equipes, o Que. O método dos 3Qs nos auxilia no entendimento e construção das experiências essenciais para um grupo ou personas de colaboradores em um momento específico da sua jornada dentro da empresa.

Cada experiência essencial representa um acontecimento-chave que irá atender a uma necessidade, superar um desafio ou ajudar a atingir um objetivo. Essas experiências podem ser, desde ter acesso ao email corporativo antes do primeiro dia, até receber um feedback construtivo da liderança direta. Que tal fazer um exercício e utilizar os 3Qs para avaliar mais profundamente as necessidades de algumas personas específica dentro da sua organização?

Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!

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