Olá, o meu nome é Thais Fernandes, sou especialista de Metodologia na Pin People e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Já vimos a importância de acompanhar os primeiros momentos da experiência do colaborador e também, a importância do acompanhamento ao longo da jornada. Mas e quando esse ciclo chega ao fim, com o desligamento do colaborador?
É importante que o fim do ciclo também seja analisado e desenhado pensando no colaborador. Um processo de desligamento ruim, pode arruinar todo uma experiência positiva que foi construída com a empresa.
Ex colaboradores são importantes promotores da Marca Empregadora e podem voltar a ter contato com a empresa, como cliente ou como fornecedor. Segundo dados da Workplace Trends, 40% dos colaboradores consideram a possibilidade de voltar a trabalhar em uma empresa que já trabalhou antes. E ainda, segundo dados da Glassdoor, 50% dos candidatos checam as avaliações das empresas antes de se candidatarem.
Offboarding é o nome dado ao processo formal de separação entre o colaborador e a organização, envolvendo o processo de desligamento voluntário, involuntário e também a aposentadoria. Apesar da sua grande importância, muitas empresas ainda não atuam de forma estratégica nesse momento, apenas 29% das empresas possuem um processo formalizado, segundo dados da Inflection HR.
Esse processo busca reduzir o máximo possível os impactos negativos com a saída do colaborador. Pensando na passagem de bastão, segurança das informações e dados e reputação da empresa. Ao mesmo tempo, o Offboarding impulsiona e direciona o desenvolvimento do processo de Recrutamento & Seleção e também, fomenta melhorias para a experiência do colaborador, por isso, é tão importante medi-lo e acompanha-lo.
Além disso, a liderança tem papel fundamental para que a experiência do desligamento seja positiva ou não. A análise dos dados mostram que esse é um ponto de grande atenção. É preciso que gestores tenham total conhecimento do processo de desligamento e sejam transparentes na comunicação com o colaborador.
É importante ressaltar a construção de um desligamento humanizado, independente do motivo pelo qual está acontecendo. O respeito pela relação construída com o colaborador precisa ser considerado e reforçado, pois o momento de separação pode ser doloroso e causar danos, para a empresa e, também, para a pessoa que está saindo.
Se a sua empresa ainda não mede a experiência no Offboarding, priorize essa ação o quando antes. Caso isso já esteja sendo feito, os dados precisam ser analisados continuamente e gerar melhorias para a experiência.
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!