Olá, o meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Todos nós conhecemos a frase "a primeira impressão importa", quando falamos de Experiência do Colaborador, a primeira impressão pode começar no processo seletivo, mas ela é realmente consolidada no decorrer das primeiras semanas e meses do processo de Onboarding e Integração.
Pois é, quem achou que eu falaria que a primeira impressão acontece apenas com base na experiência do primeiro dia, se enganou. Apesar do primeiro dia ser importante, a experiência do Onboarding vai muito além dele e é essencial para que os colaboradores iniciem uma jornada bem sucedida dentro da organização.
Segundo a Indeed, uma das maiores empresas de Recrutamento & Seleção do mundo, 39% dos novos colaboradores se desligam antes do sexto mês de casa. O estudo "Onboarding Key to Retaining, Engaging Talent" da SHRM, demonstra que 86% dos colaboradores decidem continuar ou não em uma nova empresa nesses primeiros 6 meses.
Essas estatísticas demonstram a importância de acompanhar a experiência das pessoas ao longo dos seus primeiros meses de empresa. E como já sabemos, se quisermos entender o que de fato importa para as pessoas, devemos aborda-las nos momentos certos, quando a experiência ainda esta fresca na memória e ainda não foi impactada por outros momentos vividos ao longo da jornada.
Segundo a nossa metodologia de Onboarding Experience, existem 4 milestones no período de Onboarding & Integração. A primeira semana, o primeiro mês, os primeiros 3 meses e os primeiros 6 meses. Cada uma dessas etapas traz expectativas, necessidades e desafios específicos para novos colaboradores e consequentemente, para aqueles que devem apoia-los nessa fase, suas lideranças diretas e a própria empresa.
Na nossa visão, é possível garantir sucesso no processo de Onboarding e Integração, caso atinjamos 3 macro - objetivos. Atender as necessidades básicas dos novos colaboradores, oferecer clareza de papel e responsabilidades e permitir que quem chega na empresa consiga produzir e desempenhar a ponto de sentir que contribui e causa impacto com seu trabalho, na sua área e na organização.
Mas é importante lembrarmos que não são apenas os novos colaboradores os impactados por esse processo. É importante entender também como está a experiência dos outros envolvidos, em especial da liderança direta, que tem o papel fundamental na integração e no acolhimento das pessoas. Por isso, sugerimos também que pesquisas sejam aplicadas para avaliar e melhorar continuamente a sua experiência.
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!