Olá, o meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Não é surpresa falar que o mundo está mudando rápido. Apesar de percebemos isso apenas olhando ao nosso redor, as vezes não refletimos qual a origem e quais as consequências dessa transformação.
A maior culpada das mudanças na forma como nós vivemos e trabalhamos é evolução tecnológica, que é acelerada de forma exponencial, ou seja, acontece de forma cada vez mais rápida. E uma das consequências mais importantes da digitalização do mundo é o crescimento exponencial do volume de dados gerados a partir de tudo que fazemos.
Da mesma forma que dados podem ser gerados para orientar as nossas vidas e negócios, em relação ao que comprar, ouvir e assistir ou a quais decisões de negócios tomar, é possível adotar uma abordagem direcionada a dados, para melhorar a nossa tomada de decisões relacionada a pessoas dentro do RH.
É assim que chegamos ao conceito de People Analytics, o processo de coleta, organização e análise de dados aplicado a gestão de pessoas. Em outras palavras, a exploração dos dados gerados dentro da organização para resolver problemas e desafios relacionados as pessoas.
People Analytics é considerado uma tendência no RH, tendo sido apresentado no topo das listas das maiores tendências em praticamente todos os relatórios sobre o futuro do RH nos últimos anos. Segundo ao Relatório Global de Tendências do Linkedin de 2020, os ultimos 5 anos houve um aumento de 242% na quantidade de profissionais de RH, com habilidade de análise de dados.
Mas para que serve People Analytics?
Uma forma simples de entender a sua utilidade é relembrar uma citação de Jim Barksdale, um importante executivo americano: "Se temos dados, vamos olhar os dados. Se tudo que temos são opiniões, vamos com a minha." Isso significa que, na ausência de dados, as pessoas tendem a valorizar suas próprias opiniões. O que não ajuda em nada no processo de tomada de decisão. Por outro lado, ao usar dados, é possível migrar de opinião para ação informada, resultando em decisões mais bem sucedidas e que tendem a trazer resultados concretos.
Apesar de ser muito animador pensar nas possibilidades que People Analytics nos oferece, é importante lembrar que nunca devemos começar pelos dados e sim, pelas perguntas.
"Qual o seu problema mais relevante hoje?"
Por meio dessa reflexão, você poderá começar a evoluir as suas práticas de gestão de pessoas com base nos dados.
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!