Muito se pontua sobre Employee Experience e a importância de se pensar e atuar na experiência de cada colaborador para além do onboarding, mas o que seria de EX sem os profissionais de Recursos Humanos?
Atualmente os profissionais de RH compõem um dos times de maior impacto na atuação das organizações como um todo, sendo responsáveis pelo recrutamento, contratação, acompanhamento e até o temido desligamento dos colaboradores.
Muitas vezes vista sem tamanha importância, por seu caráter humano, de cuidado e cautela com os colaboradores, a atuação do RH vai muito além disso, balanceando o zelo contínuo à experiência dos funcionários com análises, captação e interpretação de dados para melhoria das experiências.
Quer entender mais sobre a importância na atuação desses profissionais, sua ligação com análise de dados e, ainda mais, como melhorar a experiência de quem cuida da jornada de seus colaboradores? Siga a leitura e saiba mais.
A importância do profissional de RH
Existem inúmeras razões pelas quais o RH é importante para as organizações de diversos tamanhos. Listamos algumas abaixo:
- o RH ajuda os trabalhadores a se adaptarem ao novo mundo do trabalho:
Seja no contexto pandêmico, no retorno às atividades presenciais ou no dia a dia usual da empresa, o RH trabalha conforme as demandas adaptativas dos meios de trabalho, auxiliando os mais afetados pelas mudanças de um novo modelo: as pessoas;
- o RH fornece conexões e engajamento significativos:
O RH ajuda a organização a alcançar os níveis de alto desempenho e satisfação dos colaboradores, criando maneiras de fortalecer o relacionamento empregador-empregado. Ao conduzirem grupos focais e atividades entre os colaboradores e os empregadores, por exemplo, auxiliam em encontrar maneiras pelas quais o empregador sustente boas relações de trabalho;
- o RH garante contratações melhores:
Sabe aquele “dom” de encontrar o candidato ideal, que se alinha com o propósito e ideais da empresa e com as necessidades da vaga em questão? Encontrá-lo vai muito além de uma demanda de vaga. Todo o processo de atração, bate-papo, filtro e análise de candidatos para encontrar aquele que mais se conecta com a vaga, envolve o RH;
- RH reduz a rotatividade:
Um colaborador feliz é um colaborador estável com suas necessidades dentro da organização! Além de agir a favor do cuidado com cada atuante da empresa, o RH se atenta às falhas relacionadas às carências dos mesmos, buscando entender quais são os fatores favoráveis ao turnover;
- o RH melhora a cultura da empresa:
O RH é o grande difusor da cultura empresarial, é a partir dele que os valores são disseminados e colocados em prática para os demais colaboradores;
- o RH implementa novas tecnologias:
Por meio da utilização de ferramentas como as de People Analytics, a equipe pode realizar análises de dados e informações disponibilizadas pelos colaboradores da empresa (como feedbacks, avaliações e metas). Com isso, é possível a executar uma gestão de pessoas mais estratégica e assertiva;
- o RH melhora o desempenho dos negócios:
O RH é um fator-chave para o desenvolvimento de qualquer organização, através dele é possível melhorar desde o bem-estar dos colaboradores até o gerenciamento de riscos. Sem este braço, a empresa não teria estrutura para evoluir com o tempo. Ter um forte departamento de RH apoiado por uma liderança sólida é uma das melhores maneiras de uma empresa garantir a satisfação, a produtividade e o crescimento futuro dos colaboradores.
Os dados em RH
Imagine a seguinte situação: sua empresa está passando por um momento complexo, com altas taxas de turnover, baixo rendimento dos colaboradores e grande desmotivação. O seu time de RH, ao se deparar com o contexto negativo, entra em ação com iniciativas de melhoria em determinados processos. A princípio, foca nas candidaturas e onboardings, mas, mesmo com um trabalho incessante, em 6 meses percebe que não houve praticamente nenhuma redução nas taxas de rotatividade de funcionários.
Você conhece seu time de RH, viu o quanto eles trabalharam em busca de uma solução e confia nas trajetórias traçadas por eles, mas por quê, depois de tanto esforço, seu problema ainda não foi resolvido?
A questão chave para essa resposta é que não há apenas uma solução. Um único problema — como, por exemplo, aumento nas taxas de turnover — pode ter muitos outros pequenos (ou grandes) fatores internos que irão influenciar nas necessárias tomadas de decisão, em busca das melhores ações e, consequentemente, melhores resultados.
Sem uma análise mais profunda sobre a situação, você pode bater em diversas teclas, pautar possibilidades e tentar trazer soluções distintas para cada uma delas. Ainda assim, o trabalho árduo do seu time de RH poderá ser um tiro no escuro.
Se você acompanha nossos conteúdos, já deve ter ouvido falar sobre a importância de se investir em cada etapa do ciclo do colaborador e é justamente aí que a análise de dados se insere. Através de uma análise cautelosa sobre os passos de suas pessoas dentro da empresa, você poderá agir na raiz do problema, otimizando o trabalho do time de RH e, claro, melhorando as experiências dos colaboradores.
Pensando no exemplo acima, o aumento nas taxas de turnover pode estar relacionado à má remuneração, à ausência do sentimento de pertencimento ao time, à falta de flexibilidade na rotina, à discordância entre o que lhe foi proposto em sua entrada em comparação a seu dia a dia de trabalho e assim por diante.
As possibilidades são muitas e para que você possa tomar medidas certeiras, é essencial realizar análises sobre cada etapa de seu colaborador na organização.
Quem cuida do RH?
Já sabemos que a aplicação de ferramentas de análise e ação sobre a Employee Experience, cuidando da entrada, jornada e saída dos colaboradores, depende diretamente da atuação do time de RH, mas e o time de RH: quem cuida da experiência de um time que lida diariamente com cuidados?
É aí que entra a Employee Experience! Além da aplicação de EX ser o primeiro passo para solucionar contratempos com seus colaboradores e pensar melhor na jornada dos mesmos, o seu time de RH terá acesso a dados que poderão ajudá-lo e enxergar a raiz de problemas, permitindo uma atuação direta sobre os mesmos, otimizando o trabalho e reduzindo o cansaço do time.
Assim como os profissionais de RH cuidam de EX, uma boa aplicação de boas práticas em EX cuida da execução de funções e atuação dos times de RH!
Como EX pode ajudar
Employee Experience (EX), ou Experiência do Colaborador, já está se tornando o novo modelo operacional do RH. Processos e ferramentas de Gestão de Pessoas, tradicionalmente construídos com foco no que importa para as empresas, estão sendo gradualmente substituídos por abordagens centradas nos colaboradores, equilibrando a preocupação com os resultados de negócio com a atenção à experiência das pessoas que fazem parte dele.
É justamente através de ferramentas e práticas que auxiliam na observação, coleta e análise de dados que um profissional de Recursos Humanos pode atuar com maior facilidade, rendimento e feedback positivo.
Além disso, o time de RH, mesmo com a responsabilidade de cuidar de muitos processos que impactam a experiência dos outros times de uma organização, não deixa de fazer parte dela, não é mesmo? Quando você implementa ferramentas e processos de atuação sobre a jornada do colaborador, você dá start a uma mudança na cultura da sua empresa. Rituais e práticas de cuidado passam a ser pauta e, além de mudar a densidade do trabalho do time de RH, você muda também seu ambiente de trabalho como todo, os impactando.
Conclusão
Levando em conta os tópicos pontuados ao longo do texto, percebemos que é imprescindível ter um olhar cauteloso com as equipes de RH. Para além de seu constante cuidado com os times de uma organização, fica visível como, através de pequenas ou grandes ações, um time de RH pode auxiliar no desenvolvimento e bem-estar no dia a dia de trabalho dos colaboradores, ajudando na adaptação a um novo contexto, realizando conexões significativas, garantindo contratações de candidatos em consonância com a cultura da empresa, implementando tecnologias e melhorando a cultura da empresa.
Um ótimo caminho para esse cuidado com quem cuida é, justamente, oferecer ferramentas que permitam ao seu time de RH a realização de uma atuação otimizada, com uma coletânea de boas práticas direcionadas à observação, análise e correção dos déficits nas experiências dos colaboradores da organização.
Através da implementação de Employee Experience, junto da atenção dos times de RH com ferramentas de coleta e análise de dados, será possível alcançar ótimos resultados com seus times. Isso poderá reduzir taxas de rotatividade, aumentar a produtividade e o bem-estar e, claro, permitir que o RH atue em melhores condições, cuidando de quem cuida!
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