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Panorama da Experiência do Colaborador 2023: acesse o maior estudo da América Latina

Marcela Moreti
Apr 25, 2023

A experiência do colaborador se tornou um fator-chave para o sucesso das empresas em todo o mundo. Devido aos efeitos recentes da pandemia global de Covid-19, à rápida mudança para a era digital, ao surgimento de novas formas de trabalho e outros eventos mundiais importantes - como a "Grande Resignação", o Quiet Quitting e a Guerra por Talentos, as empresas estão reconhecendo cada vez mais que a experiência das suas pessoas colaboradoras é crucial.

No entanto, como o ambiente de trabalho está em constante evolução, é importante que as empresas se adaptem às novas tendências para manter seus colaboradores engajados e satisfeitos. O Panorama da Experiência do Colaborador 2023 da Pin People destaca algumas das principais tendências para o futuro da experiência do colaborador.

Siga a leitura e saiba mais.

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Nossas equipes de People Science (Ciência de Pessoas) e Data Science (Ciência de Dados) realizaram essa pesquisa ao longo do ano de 2022 com quase 400 mil colaboradores de algumas das maiores empresas do Brasil e América Latina. A partir dos resultados, identificamos os principais pontos positivos e negativos da experiência dos colaboradores, compreendemos suas razões e analisamos tópicos e sentimentos em comentários abertos para criar uma visão geral do cenário atual e futuras preparações.

Para lidar com a grande quantidade de dados coletados e os inúmeros comentários recebidos, utilizamos tecnologias proprietárias da Pin People, como machine learning e inteligência artificial, o que trouxe agilidade, precisão e eficiência ao trabalho dos nossos especialistas e é uma ferramenta comumente empregada por nossos clientes na Pin People.

Separamos, neste artigo, alguns dos maiores insights obtidos nesse estudo.

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Ex além do primeiro dia

Muitas empresas se concentram na experiência do colaborador no primeiro dia de trabalho, mas isso não é mais suficiente. A experiência do colaborador deve ser vista como um processo contínuo, que começa antes do primeiro dia de trabalho e continua ao longo do tempo. 

Gap de experiência ao longo do Ciclo de Vida da pessoa colaboradora.

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É importante que as empresas criem um ambiente de trabalho acolhedor, que ajude os colaboradores a se integrarem à cultura da empresa e desenvolverem um senso de pertencimento para, assim, diminuir o gap de experiência que observamos no gráfico acima e que chamamos de “efeito lua de mel” - apontado, também, na matéria da Exame sobre o relatório.

Um dos pilares das boas experiências é a continuidade do engajamento. Embora a primeira impressão tenha seu valor, é crucial que todos os dias da trajetória da pessoa colaboradora sejam vistos como uma chance de aprimorar as experiências, cultivar relações mais sólidas e nutrir habilidades que beneficiem tanto a pessoa quanto a empresa.

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A organização plural

A diversidade e a inclusão estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas. As organizações precisam ser inclusivas e acolhedoras para pessoas de todas as raças, gêneros, orientações sexuais e origens culturais. 

A diversidade traz diferentes perspectivas e ideias para a mesa, o que pode ser muito benéfico para a empresa. As empresas que não priorizam a diversidade correm o risco de perder talentos valiosos e criar uma cultura tóxica.

Nesse sentido, não basta apenas promover a diversidade dentro da empresa, é necessário disseminá-la em todas as áreas, equipes, cargos e processos, e integrá-la à cultura organizacional. 

Todos têm algo a aprender e contribuir, desde que sejam oferecidas oportunidades e segurança para que isso aconteça. É crucial abandonar a mentalidade limitada sobre quem pode desempenhar determinadas funções, pois o mundo atual é um universo de possibilidades infinitas, com inúmeras combinações, e permitir que essa diversidade ocorra no ambiente de trabalho é um fator-chave para a competitividade, especialmente na atração e retenção de talentos.

As recomendações que essa tendência reforça são: 

  • A experiência muda de acordo com a persona;
  • Há diferenças claras na experiência analisada por gênero, geração e tempo de casa;
  • A inclusão é grande destaque positivo em 2022;
  • É necessário realizar recrutamento de pessoas diversas, assim como definir uma estratégia de equidade e inclusão;
  • É preciso se aprofundar no entendimento sobre necessidades de cada geração (força de trabalho multigeracional);
  • Nunca se esquecer da máxima: One size doesn’t fit all.

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Redesign da organização flexível

Atualmente, é sabido que o mundo evolui em ritmo acelerado, enquanto os comportamentos humanos permanecem mais lentos e resistentes às mudanças. As empresas precisam ser mais flexíveis em relação aos horários e locais de trabalho. A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção do trabalho remoto, e muitos colaboradores agora esperam ter a capacidade de trabalhar em horários e locais que funcionem para eles. 

As empresas que não oferecem essa flexibilidade correm o risco de perder seus talentos. É importante que as empresas criem um ambiente de trabalho que seja adaptável e flexível.

Nesse cenário, é crucial ter compreensão e paciência para lidar com novidades que antes eram consideradas impossíveis. É recomendado o uso de treinamentos e comunicações para incentivar comportamentos flexíveis, o que facilita o processo de adaptação às mudanças.

A flexibilidade deve ser incorporada às políticas da empresa, com uma revisão dos processos organizacionais para eliminar burocracias desnecessárias. Isso agiliza a interação entre as pessoas e permite que a energia seja direcionada de forma mais produtiva e benéfica para a experiência do colaborador. 

Essa é uma tendência importante para impulsionar o desenvolvimento de uma cultura na qual as atividades possam ser readequadas conforme as necessidades individuais, permitindo que todos trabalhem de forma confortável e sem prejudicar a cadeia de processos, como ocorre em empresas que são inflexíveis ao enfrentarem desafios inesperados.

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Proatividade frente ao bem-estar

O bem-estar mental e físico dos colaboradores está se tornando cada vez mais importante. Segundo o artigo da Veja Saúde, em 2019, uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR) estimou que 32% da população economicamente ativa sofria de sintomas de burnout.

Nesse cenário, as empresas que oferecem programas e benefícios que ajudam as pessoas a gerenciar o estresse e manter uma boa saúde mental têm uma vantagem competitiva na retenção de talentos. É importante que as empresas criem um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e apoie os colaboradores em suas necessidades de saúde mental e física.

De acordo com os nossos dados do Panorama, os níveis de segurança psicológica no ambiente de trabalho estão diretamente ligados à expectativa de permanência dos colaboradores na empresa. Quando há confiança para se expressar com sinceridade e respeito pelas opiniões divergentes, é possível discutir questões que podem afetar o bem-estar no trabalho, mesmo que não estejam diretamente relacionadas a ele, construindo conexões mais sólidas e duradouras com a empresa e os colegas.

A busca pela felicidade no trabalho, muitas vezes vista como sinônimo de bem-estar, requer uma avaliação constante de como os colaboradores estão se sentindo. Em ambientes compreensivos e estimulantes, a autenticidade e a participação são incentivadas, fortalecendo os laços entre colegas, aumentando os fatores de proteção e oferecendo mais ferramentas para combater efetivamente o estresse.

Em resumo, pessoas de todos os recortes estão incomodadas com volume de trabalho e dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional, o que torna, também, a Segurança Psicológica como ponto de atenção na jornada. Confira o gráfico abaixo:

Variáveis que Compõem o Ranking de Menores Favorabilidades de Journey são Equilíbrio de Vida, com 67% favorável e Segurança Psicológica, com 70% favorável.
Variáveis que Compõem o Ranking de Menores Favorabilidades de Journey.

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‍O Acolhimento na despedida

A despedida é um momento difícil tanto para a pessoa colaboradora quanto para a empresa. É importante que as empresas ofereçam um ambiente acolhedor e solidário para os colaboradores que estão deixando a empresa. As organizações devem se concentrar em manter um relacionamento positivo com os colaboradores, mesmo após a despedida, e oferecer suporte emocional e prático.

Achamos que a melhor maneira de humanizar o processo de desligamento é por meio de uma abordagem aberta e respeitosa. Embora possa ser um assunto delicado, é importante abordar o tema de forma transparente para evitar rumores e suposições infundadas que podem ser prejudiciais. Todos os colaboradores da empresa devem estar cientes e confortáveis para falar sobre o processo de Offboarding, seja ele voluntário ou involuntário, e ter acesso às informações relevantes.

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Gráfico de Favorabilidades com Maior Variação de Acordo com o Tipo de Desligamento.
Favorabilidades com Maior Variação de Acordo com o Tipo de Desligamento.

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Portanto, a tendência atual relacionada ao acolhimento na despedida prevê capacitar as lideranças para terem conversas difíceis, incentivando uma abordagem mais positiva para identificar problemas durante a jornada e preparar para a saída de colegas. 

Além de humanizar o processo de desligamento, as lideranças devem valorizar os feedbacks construtivos como uma forma valiosa de ajudar a equipe a melhorar, evitando que problemas reversíveis se tornem urgentes no desempenho dos colaboradores. 

Desse modo, todas as pessoas envolvidas estarão alinhadas e prontas para lidar com o desligamento, quando ele eventualmente ocorrer, “seguindo a tendência do ‘desligamento humanizado’, com mais empatia e maior acolhimento” - como orientam Luisa Aliboni, coordenadora de metodologia da Pin People, e Frederico Lacerda, CEO e cofundador da Pin People, em entrevista para matéria do Valor Econômico.

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Suporte e desenvolvimento da liderança

É dado que as lideranças têm a responsabilidade de direcionar e inspirar a equipe, definir metas, gerir comunicações e conflitos, tomar decisões estratégicas, avaliar riscos e oportunidades e, além disso tudo, garantir uma ótima experiência para sua equipe. 

Por isso, é fundamental que as lideranças sejam desenvolvidas para entender seu papel em EX e entregar experiências melhores para os times. Em adição, as organizações devem entender que as lideranças também devem ter experiências positivas e personalizadas para poderem exercer efetivamente seu papel.

Segundo nossas análises, muitos colaboradores desligados involuntariamente apontam um problema grave na experiência com as lideranças, indicando que elas precisam dar mais atenção à qualidade e frequência dos feedbacks, sobretudo nos pontos de melhoria.

Por fim, para incentivar essa dedicação das lideranças à experiência de sua equipe, é preciso avaliar se elas estão tendo clareza do que é esperado delas, se estão tendo o suporte necessário e, principalmente, se possuem tempo para isso. As respostas indicam que a experiência das lideranças está sendo impactada negativamente pela relação com suas próprias lideranças diretas e pela falta de alinhamento com as organizações. 

Assim, é fundamental que se atue em todos os níveis da hierarquia organizacional e se desenvolva a liderança sênior para prover feedbacks, suporte e direcionamentos para quem é líder, promovendo seu desenvolvimento e abrindo espaço para discordarem e darem suas opiniões.

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Conclusão

Considerando os dados apresentados, podemos dizer que é de extrema importância que as empresas se adaptem a essas tendências para manter seus colaboradores engajados e satisfeitos.

As empresas que priorizam a diversidade, oferecem flexibilidade, apoiam o bem-estar dos colaboradores e criam um ambiente acolhedor durante a despedida têm uma vantagem competitiva na retenção de talentos e no sucesso a longo prazo. 

O Panorama da Experiência do Colaborador 2023 da Pin People fornece insights valiosos sobre como as empresas podem se adaptar às tendências em constante evolução e criar uma experiência do colaborador que beneficie tanto os colaboradores quanto a empresa como um todo. 

Para saber mais sobre as tendências e outros dados sobre a experiência da pessoa colaboradora destacadas no relatório, faça o download do arquivo do Panorama da Experiência do Colaborador 2023, clicando aqui.

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Baixe o relatório Panorama da Experiência do Colaborador 2023
Acesse o relatório Panorama da Experiência do Colaborador 2023.

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Leia também:

  • Como a liderança afeta a experiência dos colaboradores?
  • Como a experiência de trabalho influencia a saúde mental dos colaboradores
  • Entrevista de Desligamento: por que é importante e como implementá-la na sua empresa

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