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EX 360 by Pin People: Transformando Organizações, Humanizando Jornadas

Heloisa Mazzolin
Feb 19, 2025

Não há dúvidas de que o EX 360 by Pin People foi um marco significativo em nossa jornada de transformação organizacional. O evento, que ocorreu em 19 de outubro de 2023, no Learning Village, São Paulo, proporcionou um espaço único para discutir os desafios enfrentados pelo RH e explorar o papel crucial do engajamento das pessoas colaboradoras na redefinição das organizações. 

Neste artigo, abordaremos sucintamente os principais momentos do EX 360, destacando como essas experiências moldam nossa visão sobre o futuro do ambiente de trabalho.

Siga a leitura e saiba mais. 

Por que olhar para a experiência de ponta a ponta? 

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No recente e marcante evento EX 360 da Pin People, adentramos às profundezas da gestão de pessoas, explorando desafios enfrentados pelo RH e a essência do engajamento da pessoa colaboradora na metamorfose das organizações. 

Tendo como base dados sobre desengajamento, turnover e impacto da experiência de onboarding nas organizações, por exemplo, unimos os principais questionamentos de cada etapa do cuidado com as pessoas colaboradoras nesse evento, buscando o compartilhamento de insights e experiências repletas de aprendizado.

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A Necessidade urgente de transformação

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Em um cenário global no qual 77% das pessoas não se sentem engajadas no trabalho, conforme revelado pelo relatório "State of the Global Workplace 2023", torna-se não apenas clara, como essencial, a necessidade de olhar para a jornada e engajamento das pessoas. 

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Os números do relatório também dão luz ao fenômeno do Quiet Quitting, no qual as pessoas colaboradoras realizam apenas as tarefas mínimas necessárias para manterem-se em suas vagas. Esse, como outros fenômenos relacionados à cultura e engajamento das empresas, gera opiniões controversas e mantém-se longe das pautas entre colaboradores e organizações, criando ainda mais distância na relação colaborador X organização. 

A prática do Employee Experience surge, então, como um farol, destacando discussões estratégicas para reverter essas tendências e promover ambientes de trabalho mais positivos e produtivos. Transformar essas urgências em ações não diz respeito apenas ao enfrentamento de desafios imediatos, mas também à moldagem de um novo futuro do trabalho, mais acolhedor, estratégico e com pessoas mais engajadas.

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Painéis temáticos e palestrantes impactantes

O EX 360 foi dividido em quatro painéis temáticos: Candidate, Onboarding, Journey e Offboarding, cada um mergulhando em uma etapa específica da jornada da pessoa colaboradora na empresa e contando com especialistas de destaque na área, com Cases de sucesso nos temas em questão. Além dos painéis temáticos, o evento contou também com uma palestra especial de encerramento. 

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Painéis temáticos do EX 360 by Pin People.

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Candidate Experience 

Moderado por Felipe Calbucci, diretor de Vendas na Indeed, o painel Candidate abordou o caminho do Employer Branding à Experiência do Colaborador. Lígia Oliveira, especialista em Employer Brand, e Renata Ramos, líder em desenvolvimento e aquisição de talentos da Vale, compartilharam insights sobre as melhores práticas na experiência das pessoas candidatas durante o processo seletivo.

O painel contou com trocas valiosas, como a importância da escuta ativa no processo seletivo, a necessidade de se adequar ao seu público na hora de buscar talentos (muitas vezes precisando ir além do digital), além do impacto do alinhamento entre a pessoa candidata, seus objetivos e aspirações, e os propósitos e ofertas da empresa. Pessoas alinhadas com a empresa têm mais chances de seguirem nas vagas para as quais se candidatam. 

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Onboarding Simples e Efetivo 

Sob a mediação de João Marcelo Furlan, fundador da Rocket Mentoring School, o painel explorou métodos inovadores de integração. Josiane Lima, DHO & Talent Acquisition do Grupo SBF, e Caio Nalini, diretor de Gestão de Pessoas da Magalu, debateram sobre a eficácia do processo de onboarding.

Como comentado por Rodrigo, o onboarding é como o primeiro dia de aula: um momento marcante, que pode nos atingir positivamente ou negativamente. Ao longo do painel os palestrantes convidados debateram sobre a revisão e cultura, melhoria de processos internos com foco em otimizar atividades, e como convencer a alta liderança a investir em EX tudo isso com base nos resultados de pesquisas aplicadas nesse primeiro momento de chegada de novas pessoas na empresa.  

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Journey Experience: pesquisas com foco estratégico

Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect - Happiness at Work, e Antonio Rocha, head de Comunicação Interna e Endomarketing na Globo, mergulharam na felicidade corporativa e liderança positiva, provocando insights para promover ambientes de trabalho felizes e produtivos.

Tomando dados como o de desengajamento das pessoas colaboradoras já apresentado, o painel focou na importância do planejamento estratégico para ouvir as pessoas e, mais ainda, colocar ações em prática. Antônio trouxe a pauta do impacto da convivência de gerações diversas, com aspirações diferentes, além do reforço à necessidade de adequar processos (não apenas caindo na ideia de “one size fits all”) e de sempre prezar pela saúde e bem-estar. 

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Offboarding Experience

Elcio Trajano Júnior, Chief Human Resources Officer na Eldorado Brasil Celulose, e Rodrigo André Fernandes, diretor de RH da Claro Brasil, compartilharam estratégias para tornar o processo de desligamento mais humano e eficiente.

Mesmo sendo um “tabu” na experiência das pessoas colaboradoras, o offboarding é parte das jornadas e importa muito. Dados da Gallup apontam que cerca de 52% das pessoas que deixam uma organização afirmam que seus desligamentos poderiam ter sido evitados. As lideranças convidadas trouxeram a humanização do processo, com criação de proximidade para trocas honestas, como iniciativas indispensáveis, além de acompanhamento para suporte às pessoas que ficam na empresa. Para Caio, o offboarding nada mais é do que uma das etapas da jornada e, assim, não deve ser tratado com surpresa ou inseguranças, mas sim com transparência e cuidado.

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Reflexões sobre Educação e Empreendedorismo 

Luis Vabo Júnior, fundador da Vabo23 Educação, encerrou o evento com uma palestra surpresa, destacando sua expertise em educação e empreendedorismo.

Depois da trajetória ao longo de cada etapa da jornada das pessoas colaboradoras, Vabo concluiu as trocas falando sobre o impacto das People Skills no mercado. São elas que nos tornam únicos (inclusive frente às novas Inteligências Artificiais, que, cada vez mais, estão realizando tarefas antes inimaginadas para máquinas, gerando a insegurança da redução de vagas para pessoas físicas) e é através da adaptabilidade no mercado que ganhamos no longo prazo. 

Para Vabo, não há habilidade no mundo que não possa ser aprendida, mas, ainda assim, sempre podemos aperfeiçoar essas skills!

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Conclusão

O EX 360 proporcionou uma imersão profunda na construção de jornadas de trabalho mais humanizadas. 

Cada palestra, painel e interação contribuíram para uma compreensão mais rica da importância do Employee Experience. As estratégias discutidas e os casos de sucesso compartilhados ofereceram um guia prático para transformar a experiência dos colaboradores e, por consequência, impulsionar o sucesso das organizações.

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Leia também:

  • Bem-estar no trabalho: como cuidar das pessoas colaboradoras; 
  • Como coletar dados de turnover para evitar desligamentos; 
  • Por que mapear a Diversidade, Equidade e Inclusão na sua organização?

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