Não há dúvidas de que o EX 360 by Pin People foi um marco significativo em nossa jornada de transformação organizacional. O evento, que ocorreu em 19 de outubro de 2023, no Learning Village, São Paulo, proporcionou um espaço único para discutir os desafios enfrentados pelo RH e explorar o papel crucial do engajamento das pessoas colaboradoras na redefinição das organizações.
Neste artigo, abordaremos sucintamente os principais momentos do EX 360, destacando como essas experiências moldam nossa visão sobre o futuro do ambiente de trabalho.
Siga a leitura e saiba mais.
Por que olhar para a experiência de ponta a ponta?
No recente e marcante evento EX 360 da Pin People, adentramos às profundezas da gestão de pessoas, explorando desafios enfrentados pelo RH e a essência do engajamento da pessoa colaboradora na metamorfose das organizações.
Tendo como base dados sobre desengajamento, turnover e impacto da experiência de onboarding nas organizações, por exemplo, unimos os principais questionamentos de cada etapa do cuidado com as pessoas colaboradoras nesse evento, buscando o compartilhamento de insights e experiências repletas de aprendizado.
A Necessidade urgente de transformação
Em um cenário global no qual 77% das pessoas não se sentem engajadas no trabalho, conforme revelado pelo relatório "State of the Global Workplace 2023", torna-se não apenas clara, como essencial, a necessidade de olhar para a jornada e engajamento das pessoas.
Os números do relatório também dão luz ao fenômeno do Quiet Quitting, no qual as pessoas colaboradoras realizam apenas as tarefas mínimas necessárias para manterem-se em suas vagas. Esse, como outros fenômenos relacionados à cultura e engajamento das empresas, gera opiniões controversas e mantém-se longe das pautas entre colaboradores e organizações, criando ainda mais distância na relação colaborador X organização.
A prática do Employee Experience surge, então, como um farol, destacando discussões estratégicas para reverter essas tendências e promover ambientes de trabalho mais positivos e produtivos. Transformar essas urgências em ações não diz respeito apenas ao enfrentamento de desafios imediatos, mas também à moldagem de um novo futuro do trabalho, mais acolhedor, estratégico e com pessoas mais engajadas.
Painéis temáticos e palestrantes impactantes
O EX 360 foi dividido em quatro painéis temáticos: Candidate, Onboarding, Journey e Offboarding, cada um mergulhando em uma etapa específica da jornada da pessoa colaboradora na empresa e contando com especialistas de destaque na área, com Cases de sucesso nos temas em questão. Além dos painéis temáticos, o evento contou também com uma palestra especial de encerramento.
Candidate Experience
Moderado por Felipe Calbucci, diretor de Vendas na Indeed, o painel Candidate abordou o caminho do Employer Branding à Experiência do Colaborador. Lígia Oliveira, especialista em Employer Brand, e Renata Ramos, líder em desenvolvimento e aquisição de talentos da Vale, compartilharam insights sobre as melhores práticas na experiência das pessoas candidatas durante o processo seletivo.
O painel contou com trocas valiosas, como a importância da escuta ativa no processo seletivo, a necessidade de se adequar ao seu público na hora de buscar talentos (muitas vezes precisando ir além do digital), além do impacto do alinhamento entre a pessoa candidata, seus objetivos e aspirações, e os propósitos e ofertas da empresa. Pessoas alinhadas com a empresa têm mais chances de seguirem nas vagas para as quais se candidatam.
Onboarding Simples e Efetivo
Sob a mediação de João Marcelo Furlan, fundador da Rocket Mentoring School, o painel explorou métodos inovadores de integração. Josiane Lima, DHO & Talent Acquisition do Grupo SBF, e Caio Nalini, diretor de Gestão de Pessoas da Magalu, debateram sobre a eficácia do processo de onboarding.
Como comentado por Rodrigo, o onboarding é como o primeiro dia de aula: um momento marcante, que pode nos atingir positivamente ou negativamente. Ao longo do painel os palestrantes convidados debateram sobre a revisão e cultura, melhoria de processos internos com foco em otimizar atividades, e como convencer a alta liderança a investir em EX tudo isso com base nos resultados de pesquisas aplicadas nesse primeiro momento de chegada de novas pessoas na empresa.
Journey Experience: pesquisas com foco estratégico
Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect - Happiness at Work, e Antonio Rocha, head de Comunicação Interna e Endomarketing na Globo, mergulharam na felicidade corporativa e liderança positiva, provocando insights para promover ambientes de trabalho felizes e produtivos.
Tomando dados como o de desengajamento das pessoas colaboradoras já apresentado, o painel focou na importância do planejamento estratégico para ouvir as pessoas e, mais ainda, colocar ações em prática. Antônio trouxe a pauta do impacto da convivência de gerações diversas, com aspirações diferentes, além do reforço à necessidade de adequar processos (não apenas caindo na ideia de “one size fits all”) e de sempre prezar pela saúde e bem-estar.
Offboarding Experience
Elcio Trajano Júnior, Chief Human Resources Officer na Eldorado Brasil Celulose, e Rodrigo André Fernandes, diretor de RH da Claro Brasil, compartilharam estratégias para tornar o processo de desligamento mais humano e eficiente.
Mesmo sendo um “tabu” na experiência das pessoas colaboradoras, o offboarding é parte das jornadas e importa muito. Dados da Gallup apontam que cerca de 52% das pessoas que deixam uma organização afirmam que seus desligamentos poderiam ter sido evitados. As lideranças convidadas trouxeram a humanização do processo, com criação de proximidade para trocas honestas, como iniciativas indispensáveis, além de acompanhamento para suporte às pessoas que ficam na empresa. Para Caio, o offboarding nada mais é do que uma das etapas da jornada e, assim, não deve ser tratado com surpresa ou inseguranças, mas sim com transparência e cuidado.
Reflexões sobre Educação e Empreendedorismo
Luis Vabo Júnior, fundador da Vabo23 Educação, encerrou o evento com uma palestra surpresa, destacando sua expertise em educação e empreendedorismo.
Depois da trajetória ao longo de cada etapa da jornada das pessoas colaboradoras, Vabo concluiu as trocas falando sobre o impacto das People Skills no mercado. São elas que nos tornam únicos (inclusive frente às novas Inteligências Artificiais, que, cada vez mais, estão realizando tarefas antes inimaginadas para máquinas, gerando a insegurança da redução de vagas para pessoas físicas) e é através da adaptabilidade no mercado que ganhamos no longo prazo.
Para Vabo, não há habilidade no mundo que não possa ser aprendida, mas, ainda assim, sempre podemos aperfeiçoar essas skills!
Conclusão
O EX 360 proporcionou uma imersão profunda na construção de jornadas de trabalho mais humanizadas.
Cada palestra, painel e interação contribuíram para uma compreensão mais rica da importância do Employee Experience. As estratégias discutidas e os casos de sucesso compartilhados ofereceram um guia prático para transformar a experiência dos colaboradores e, por consequência, impulsionar o sucesso das organizações.