Quando começamos a falar sobre a relevância de Employee Experience para a estratégia das organizações, poucas empresas olhavam para isso. Desde então, os dados nos mostraram a importância de focar na jornada do colaborador para o crescimento dos negócios.
Afinal, sabemos por meio de estudos globais que colaboradores em organizações que oferecem uma experiência de trabalho superior retornam em média 2 vezes mais receita para suas organizações, proporcionam 7 vezes mais capacidade de inovar e possuem 40% menos chance de ir embora.
Nesse sentido, qual o cenário e o que precisamos fazer para melhorar a experiência de trabalho no Brasil e na América Latina? O Panorama da Experiência do Colaborador 2021 busca responder a essa pergunta.
Este estudo foi construído pelos nossos times de People Science e Data Science a partir da análise de dados de pesquisas respondidas ao longo do ano de 2021. Por envolver mais de 3 milhões de questões respondidas e 500 mil comentários, parte dos insights foram obtidos com suporte de tecnologia, incluindo ferramentas de machine learning e inteligência artificial que são utilizadas diariamente pelos usuários da Pin People.
Foram:
Através destes dados, pudemos extrair os principais pontos de dor dos colaboradores, entender motivos de satisfação e insatisfação, analisar tópicos e sentimentos de comentários abertos e indicar quais variáveis possuem impacto no nível de lealdade e recomendação da experiência na empresa, mensurada por meio do eNPS (Employee Net Promoter Score), principal métrica de Employee Experience. Além disso, usamos a métrica de eNPS para medir a experiência global do colaborador do Onboarding ao Offboarding.
Separamos neste artigo alguns dos insights obtidos ao longo deste estudo. Continue a leitura e entenda.
Onboarding Experience
O Onboarding é uma das etapas mais importantes da jornada do colaborador, não apenas por ser o passo inicial do seu ciclo de vida em uma organização, mas também por ser um momento definido por muitas mudanças e transições. Ingressar em uma nova empresa representa uma oportunidade, mas também traz desafios.
Nesse sentido, nosso embasamento metodológico considera três principais dimensões para uma boa experiência de Onboarding: atender às necessidades básicas; oferecer clareza de papel; e permitir que o colaborador cause impacto com o seu trabalho na sua área ou na organização.
Um dos dados que se destacam, nesse sentido, foi o que chamamos de efeito “lua de mel" em que a experiência das pessoas no trabalho tende a piorar ao longo do tempo — do processo seletivo ao desligamento. A pessoa entra na organização ainda encantada, mas o encantamento some e surgem incômodos com o dia a dia das organizações.
Isso é o que observamos ao acompanhar o eNPS - Employee Net Promoter Score - ao longo de toda a jornada.
Journey Experience
Após o término do período de Onboarding, começa a fase mais complexa e longa do ciclo de vida do colaborador: a jornada do dia a dia. De forma mais intensa do que nas etapas de Onboarding e Offboarding, o que importa para o sucesso das pessoas ao longo da jornada pode variar de acordo com diversos fatores, como tempo de casa, nível de senioridade, tipo de cargo e até mesmo preferências e expectativas individuais em relação ao trabalho.
Ao analisar a experiência na jornada geral dos colaboradores em 2021, as 3 variáveis com maior índice de favorabilidade foram Orgulho da Organização, com 91,7% de respostas favoráveis, Suporte do Time, com 90,2%, e Autonomia oferecida pela Liderança Direta, com 89,4%.
Dessas variáveis, somente Orgulho da Organização se manteve entre as 3 melhores em comparação aos resultados de 2020, o que mostra a consistência desse ponto forte na experiência das pessoas. Em 2020, as variáveis de destaque do ponto de vista de favorabilidade foram Clareza de Papel (93,0%), Orgulho da Organização (91,0%) e Diversidade (89,0%).
Offboarding Experience
Esta etapa é geralmente o “patinho feio” da jornada, é a mais negligenciada, pois existe um tabu acerca do desligamento da organização. No entanto, para entender a experiência dos colaboradores na sua totalidade, precisamos considerar todos os momentos do seu ciclo de vida nas organizações, incluindo o seu processo de desligamento, seja ele voluntário ou involuntário.
Os últimos contatos formais de uma pessoa com a empresa têm muita chance de serem os que mais marcarão a sua experiência, por isso são importantes para que o ex-colaborador se sinta respeitado e valorizado pelo fechamento de um ciclo de trabalho — seja este momento delicado ou não. Este processo impacta diretamente na forma como esse profissional perceberá a marca empregadora deste momento em diante.
Ao analisar mais de 8 mil comentários sobre a experiência do Offboarding em 2021 por meio da nossa ferramenta de Análise de Textos, identificamos um sentimento majoritariamente neutro, com a seguinte distribuição de sentimentos: 30,8% positivos, 45,0% neutros e 24,2% negativos.
Vale pontuar também que dentre os 5 tópicos mapeados com predominância negativa, destacam-se Atrito, Medo e Burnout e Estresse.
De maneira geral, o eNPS médio do Offboarding caiu em 2021 quando comparado com 2020 e continua sendo o menor eNPS do ciclo de vida dos colaboradores (+19,0 para desligamentos voluntários e +15,9 para desligamentos involuntários). O score é menor no caso de desligamentos involuntários, mas mesmo no caso de desligamentos voluntários, o resultado está próximo da margem inferior da Zona Positiva do eNPS (+10 a +50). Assim, os dados mostram a importância de trabalhar e aperfeiçoar esta parte da jornada.
As 5 tendências de Employee Experience para 2022
Com base nos insights e aprendizados obtidos a partir do estudo dos dados de experiência do colaborador em 2021, identificamos 5 tendências de EX para as organizações que buscam elevar sua habilidade de colocar as pessoas no centro em 2022.
- EX além do primeiro dia: do processo seletivo ao desligamento, a experiência das pessoas no trabalho tende a piorar ao longo do tempo;
- A organização plural: diferentes gerações apresentam preferências e dores distintas no trabalho;
- Proatividade frente ao bem-estar: existe uma maior expectativa das pessoas em relação ao papel da organização frente ao tema de bem-estar;
- Redesign da organização flexível: mesmo com uma aparente adaptação, as empresas ainda não estão projetadas para os modelos de trabalho flexível;
- O acolhimento na despedida: apenas 4 em cada 10 pessoas que decidem sair das empresas são promotores.
Entenda ainda mais sobre como trabalhar e desenvolver uma boa experiência do colaborador, cuidando da experiência do seu colaborador com os especialistas da Pin People. Dê uma olhada nos nossos produtos e descubra como entrar na Era da Experiência!