Episódio 01: Cenário atual do mercado de trabalho

Assista:

Leia:

Episódio 01 - Cenário atual do mercado de trabalho

Olá, meu nome é Frederico Lacerda. Sou CEO e Co-fundador da Pin People e estou aqui para apresentar a EX Academy: uma iniciativa de educação voltada para o tema de Employee Experience no contexto do Futuro do Trabalho.

Hoje começamos uma jornada de aprendizados juntos, para explorar e entender mais sobre como o conceito de Experiência do Colaborador vai transformar o Futuro do Trabalho, em especial por meio da mudança da relação entre as pessoas e as empresas. Você poderá acompanhar esse conteúdo por meio de pílulas de 3 minutos em diferentes canais, como vídeo, podcast e texto. A ideia é que nos acompanhando semanalmente, ou consumindo esse conteúdo de uma vez só, a gente contribua para a sua transformação como profissional de RH ou como liderança responsável por pessoas. Vamos lá?



Não é novidade dizer que o mundo do trabalho está em transformação. Na verdade, ele sempre esteve, mas talvez agora ele esteja se transformando mais rápido do que a gente podia imaginar. Parte dessa transformação se dá por conta da transformação tecnológica e na consequente mudança das competências que as empresas exigem dos profissionais. Mas não é só isso. A gente pode culpar também a mudança na relação entre empresas e colaboradores, incentivada pelo aumento histórico da competitividade empresarial e pelo consequente impacto na experiência dos colaboradores.

Pois, é... A força de trabalho mudou. As pessoas não esperam mais apenas um salário e não necessariamente querem fazer carreira de longo prazo em uma empresa só. Agora as pessoas buscam experiência profissionais relevantes e adequadas ao seu momento de vidas e às suas aspirações e objetivos pessoais. E nesse contexto, aspectos como Cultura e Liderança, antes considerados secundários, passam a ter um papel fundamental nas relações com colaboradores com as empresas. Segundo estudo do Bersin Research, hoje eles (aspectos de Cultura de Liderança) tem 3x mais importância do que o próprio salário.

Essa transformação vem acontecendo de forma tímida já algum tempo, mas agora tomou proporções dignas de assustar multinacionais que antes não tinham que fazer muito esforço para reter talentos. E a famosa Guerra por Talentos, agora acelerada pela digitalização da economia e pela queda das barreiras físicas, impulsionada pelo trabalho remoto, já vem reduzindo o tempo médio de permanência de alguns profissionais em algumas das empresas mais admiradas do mundo como Google e Facebook. E é por esse motivo que o tema de Employee Experience, ou Experiência do Colaborador, se torna o novo campo de batalha para empresas que querem atrair, engajar e reter os melhores talentos.

Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!


Escute pelo Spotify: