Olá, o meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Já abordamos por aqui que o fato de que o primeiro passo, para ter sucesso ao adotar um programa de Employee Experience, é adotar um mindset correto na construção da organização. Isso envolve aceitar o fato de que a nossa perspectiva em relação ao que é importante para os colaboradores, não é necessariamente alinhada, a perspectiva dos próprios colaboradores, assumir isso é começar na direção correta.
A única forma de entendermos o que de fato importa para as pessoas que trabalham na nossa empresa, é criarmos um processo de escuta contínua, de forma que seja possível capturar feedback sobre toda jornada. Seja por meio de conversas diretas, o que é possível em uma empresa ou equipe pequena, seja por meio de pesquisas que se tornam um meio de escuta mais escalável ao passo em que nossa empresa cresce, é importante dar voz as pessoas para priorizar as ações corretas ao desenhar uma organização que coloca as pessoas no centro.
A prática de pesquisa já é muito comum dentro da maior parte das empresas, em especial quando falamos de pesquisa de clima e engajamento. Mas existe uma diferença fundamental na aplicação de pesquisas no contexto de experiência do colaborador, um dos princípios básicos de EX é que a experiência acontece todos os dias ao longo da Jornada do Colaborador.
Por isso, para conseguirmos efetivamente gerir a experiência dos colaboradores por meio de pesquisas, precisamos garantir que vamos perguntas as coisas certas, para as pessoas certas e na hora certa.
Vamos refletir juntos: o que importa para um colaborador recém contratado e na primeira semana de trabalho é muito diferente do que importa para alguém que já está há 6 meses na empresa ou para alguém entrando no seu 2° ano de casa.
Da mesma forma que as expectativas e necessidades mudam ao longo do período de Onboarding e Integração, elas mudam ao passo em que as pessoas se desenvolvem e crescem ao longo da jornada e também no momento em que as pessoas deixam a nossa empresa.
Por isso, quando falo que precisamos perguntar a coisa certa e na hora certa, quero dizer que as pesquisas no contexto de Experiência do Colaborador precisam ser projetados com a Jornada do Colaborador como plano de fundo. Dependendo do momento em que cada colaborador está na jornada algo diferente importa e, consequentemente, uma pergunta diferente pode ser mais adequada.
Por isso, antes de começar a desenhar pesquisas para momentos específicos da Jornada, leve em consideração o que determina sucesso na visão das pessoas neste momento.
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience.
Até a próxima!