Episódio 04: Os benefícios do Employee Experience

Assista:

Leia:

Os benefícios de Employee Experience

Olá, meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.

O estudo recente de tendências de RH, o Linkedin Global Talent Trends 2020, posicionou o Employer Experience, ou Experiência do Colaborador, como "a melhor candidata como novo modelo operacional do RH". Não é uma surpresa que 96% dos profissionais de RH declaram que Employee Experience está se tornando cada vez mais importante. O que as vezes não fica tão claro, é que uma boa experiência impacta drasticamente os resultados do negócio. Segundo o estudo de Jacob Morgan, as organizações que mais investem em EX possuem: 46% menos turnover, 7x mais capacidade de atrair talentos e 2x mais receita.

Diferenças marcantes podem ser vistas também em aspectos como produtividade, diversidade, nível de felicidade dos colaboradores e na satisfação do cliente final. Se a gente avaliar os benéficos  do Employee Experience, analisando diferentes momentos da jornada do colaborador é possível encontrar ainda mais argumentos para investir no tema. Ao olhar para a experiência em um processo seletivo, fica claro que a experiência, antes mesmo de entrar na empresa, ja influenciam os resultados da organização.

Segundo um estudo realizado pela IBM, (Smarter Workforce Institute), candidatos com uma boa experiência no processo seletivo tem 80% mais chance de aplicar novamente, mesmo sem receber uma oferta. Tem também, 38% maior probabilidade de aceitar a oferta de emprego e 2x mais chance de recomendar a empresa para outros candidatos. Durante o período de Onboarding, a experiência continua importando. Segundo diferentes estudos da SHRM, 86% dos contratados decidem continuar, ou não, na empresa nos primeiros 6 meses. E um bom onboarding aumenta em 50% o engajamento e em 69% a probabilidade de permanecer na empresa por até 3 anos. A jornada do colaborador é um processo contínuo que possui início, meio e fim.

Assim como, é importante cuidar da experiência da entrada e ao longo do desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, também é necessário cuidar da experiência no processo de saída. Afinal, os ex- colaboradores são potenciais influenciadores sobre a marca empregadora. Além de poderem considerar trabalhar novamente na empresa.

Fique com a gente para entender mais sobre Employee Experience. Até a proxima!

Escute pelo Spotify: