Olá, meu nome é Thais Fernandes, sou especialista de metodologia na Pin People e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Você sabia que empresas que oferecem uma boa experiência para os seus colaboradores tem uma probabilidade de duas vezes maior de entrar na lista da Forbes de empresas mais inovadoras do mundo? Outro dado interessante é que, até 2025, 75% da força de trabalho global será composta por Millennials. O que essa geração mais busca é ter um trabalho com significado, ter uma conexão. Além de buscarem por autonomia e flexibilidade. Mas o que isso tem a ver com Employee Experience?
Já falamos sobre os conceitos e a importância da experiência no trabalho, mas temos outros aspectos importantes a serem considerados, os pilares que envolvem e sustentam esse tema. A metodologia de Employee Experience da Pin People é baseada em 3 pilares principais: Suporte, Pessoas e Envolvimento.
Para criar experiências positivas precisamos do envolvimento dos colaboradores e também das organizações, criando um laço, uma conexão entre os dois. Colaboradores envolvidos se identificam com propósito e com a cultura da organização. Além de identificarem com a função que exercem. Já o engajamento, se relaciona com o orgulho pelo trabalho, a vontade de permanecer na organização e também pelo apego emocional.
A experiência é composta por interações e, por isso, é fundamental falarmos das pessoas e de relacionamentos. E aqui temos a visão de dois grupos, tanto o time, representados pelos colegas de trabalho, quanto o grupo da liderança, que te o papel fundamental na experiência.
Não podemos falar de uma boa experiência sem considerar o Suporte Organizacional. As empresas precisam impulsionar aprendizagem no crescimento dos seus colaboradores, reconhecer quem está fazendo um bom trabalho e oferecendo um bom ambiente, onde as pessoas possam se sentir bem.
Consegue perceber como a necessidade dos Millennials nada mais é do que ter uma boa experiência no trabalho? O que estamos vivenciando é uma mudança nos paradigmas organizacionais, impulsionadas por essa nova geração.T ambém conseguimos perceber que falar sobre experiência não é uma tendência passageira ou algo que está na moda por um breve momento.
É uma nova forma de lidar com interação existente entre empresa e colaborador e que em breve, será mandatária para as organizações que desejam de manter no mercado. Ser orientado para a Experiência não é um processo simples ou rápido. Sua empresa já começou a considerar e atuar nos pilares de Envolvimento, Pessoas e Suporte?
Fique com a gente para aprender mais sobre Employee Experience. Até a próxima!