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Como a MRV alcançou um
eNPS de +50 pontos

Conheça a jornada de sucesso da maior construtora da América Latina

   FALAR COM ESPECIALISTA    

O que a MRV & Co conquistou com a Pin People:
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+50 
             eNPS           
‍
+18 mil
respostas coletadas
ao longo da jornada
+36 mil
pílulas de comunicação
enviadas
Publicado em 02/02/2024

Sobre o Case

A MRV & CO é a maior construtora da América Latina. Com mais de 30 mil pessoas colaboradoras espalhadas por diversas regiões, cuidar da experiência de todas elas é um grande desafio para a área de RH.
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Por meio da parceria com a Pin People, foi possível ganhar mais escala na gestão experiência das pessoas, fazendo a transição de uma abordagem focada em engajamento e satisfação para uma perspectiva voltada à experiência de ponta a ponta.
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Atualmente, o RH escuta frequentemente suas pessoas colaboradoras e toma decisões estratégicas baseadas em dados gerados em tempo real.

 FALAR COM ESPECIALISTA

Sobre a Empresa

Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV é a maior construtora da América Latina. A ampla experiência com planejamento do processo construtivo, a antecipação de tendências e a melhor relação custo-benefício do mercado permite à empresa oferecer casas e apartamentos em mais de 160 cidades do Brasil.

Atualmente é a maior parceira do Minha Casa Minha Vida, disponibilizando facilidades na compra de imóveis, linhas diferenciadas de produtos, pagamentos flexíveis e parceria com os maiores bancos de financiamento imobiliário.

A MRV acredita que o desenvolvimento real é crescer junto às comunidades. Por isso, há um enorme investimento em ações sustentáveis, projetos sociais, ações ambientais e de incentivo ao esporte, proporcionando novas perspectivas para futuro.

Atualmente, já foram mais 580 milhões investidos em melhorias no Brasil, mais de 385.812 chaves entregues e a presença  territorial da empresa já alcançou mais de 160 cidades brasileiras. Por meio da construção de novas moradias, a MRV pretende criar um novo mundo.

Desafios

Em 2017 a empresa sentiu a necessidade de avançar em relação aos processos de Gestão de Pessoas. Nessa época, foi criado o “SER MRV”, um programa interno de engajamento com objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento das pessoas colaboradoras. No entanto, o Núcleo de Desenvolvimento Humano da MRV sentiu dificuldades em entender quais eram os impactos e avanços das iniciativas, práticas e programas voltados para essas pessoas.
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Ao se aprofundarem no assunto de Experiência da Pessoa Colaboradora, concluíram ser necessária uma ferramenta de diagnóstico e análise robusta para acompanhar as experiências na MRV e entender os melhores caminhos para o desenvolvimento organizacional.

Solução

Em 2020, a MRV iniciou uma parceria com a Pin People para acompanhar a jornada de suas pessoas colaboradoras, desde o processo seletivo até o desligamento. O primeiro passo foi adotar o Remote Work Experience para gerir a experiência remota durante a pandemia. Os resultados positivos levaram à implementação de quatro produtos: Candidate Experience, Onboarding Experience, Journey Experience e Offboarding Experience.

Por meio de pesquisas ao longo da jornada, a empresa construiu uma trilha de comunicação para contextualizar os colaboradores sobre o Employee Experience, informando sobre mudanças e próximos passos. A Comunicação Interna, em parceria com a Pin People, operacionalizou as trilhas, adaptando-se ao momento de cada colaborador.

A Jornada foi mapeada em conjunto com a Pin People, identificando pontos de interação e necessidades das pessoas colaboradoras. Diversas trilhas de experiência foram criadas, contendo conteúdos e pesquisas. Canais como e-mail, Facebook Workplace e SMS foram utilizados para alcançar todos as pessoas colaboradoras, com integração da Pin People para operacionalização e automação.

O destaque da parceria foi a utilização do Facebook Workplace como principal ferramenta de comunicação e envio de pesquisas, com automação via WorkChat. A plataforma permite customizações nas comunicações, especialmente nas "pílulas de conteúdo". Além disso, o Facebook Workplace foi usado para divulgar resultados de pesquisas e feedbacks para toda a companhia.

Resultados

A implementação de trilhas de comunicação e pesquisas durante a Jornada do Colaborador trouxe resultados positivos para a MRV. O eNPS da empresa atingiu +50, entrando na Zona de Excelência. Agora, o eNPS é medido regularmente, proporcionando maior maturidade na análise dessa métrica.

O programa SER MRV foi aprimorado, adaptando iniciativas aos grupos e momentos adequados. Todos os programas voltados para as pessoas colaboradoras passaram a ser monitorados, fortalecendo a atuação estratégica do RH. A medição contínua da experiência permite respostas assertivas às lideranças, utilizando dados para orientar decisões.

Os dados das pesquisas são apresentados em relatórios em tempo real, oferecendo análises quantitativas e qualitativas. A granularidade das informações é aumentada com filtros, identificando dores específicas na jornada das pessoas colaboradoras.

As ferramentas da Pin People, como análise estatística e inteligência artificial, auxiliam o RH na priorização de ações, destacando os fatores que mais impactam o eNPS e influenciam a promoção ou detratação das pessoas colaboradoras em relação à empresa.

"Do presidente da empresa ao assistente, do sul ao norte. Chegar nessas pessoas e proporcionar uma experiência de trabalho positiva do início ao fim da jornada é o nosso objetivo. Para isso, a tecnologia das ferramentas foi fundamental para chegar até nossos colaboradores das nossas diversas regionais. "

Maria Luiza De Oliveira Silva
Analista de Comunicação Interna na MRV&Co

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