Unificando as pessoas em uma empresa continental.
FALAR COM ESPECIALISTAA Oi é uma das maiores empresas do Brasil. Por se tratar de uma organização de dimensões continentais, o RH possuía o desafio de prestar o apoio necessário para as novas pessoas colaboradoras de maneira padronizada a nível nacional.
Através da parceria com a Pin People, foi possível redesenhar a jornada do Onboarding, fomentando o protagonismo e individualidade das pessoas.
Os desafios de uma empresa continental
Em 2017, a Oi terceirizava alguns processos de RH, principalmente no que diz respeito à comunicação e ao atendimento às pessoas colaboradoras.
Já em 2018, a Oi contratou uma plataforma de ATS (Applicant Tracking System) para gerenciar etapas mais burocráticas do processo de Onboarding, como contratação e admissão. Nesse momento, a empresa ganhou um pouco de autonomia nos processos, avançando rumo à transformação digital da jornada de integração.
Logo depois, percebeu-se uma grande necessidade de transformação digital do Onboarding, com o objetivo de evoluir a experiência de integração das novas pessoas para o formato digital, aumentando o engajamento, produtividade, performance e permitindo a padronização a nível nacional. As principais dores da Oi relacionavam-se com a operação e o desafio de automatizar uma comunicação padronizada e contínua conforme a necessidade do negócio.
A partir dessa demanda, a Oi começou a agir para ouvir suas pessoas colaboradoras e pesquisar qual seria a melhor forma de tirar essa ideia do papel,realizando benchmarks, focus groups, revisando seus conteúdos e criando uma nova identidade visual.
O resultado disso foi a criação do Passaporte Oi, uma plataforma online utilizada para o aculturamento e integração das novas pessoas na empresa. Em parceria com a Pin People, a Oi construiu jornadas de Onboarding personalizadas por personas, que contaram com o envio automatizado de pílulas de comunicação e de pesquisas de satisfação, utilizando a metodologia do eNPS (Employee Net Promoter Score).
A digitalização do programa de Onboarding surgiu com as premissas de melhorar a experiência daqueles que estavam chegando, mapear dores com agilidade para construção de ações assertivas e reforçar o protagonismo das pessoas colaboradoras.
Todos os dados coletados pelas pesquisas foram combinados e apresentados em relatórios gerados em tempo real, com análises tanto quantitativas quanto qualitativas dos resultados, permitindo entender por diferentes perspectivas a experiência de Onboarding na Oi. Os dados puderam ser combinados e estratificados por meio da aplicação de diversos filtros, oferecendo mais granularidade às informações e permitindo identificar dores específicas da jornada.
As ferramentas da Pin People de análise estatística e inteligência artificial auxiliam o RH na priorização de ações, ao indicar quais fatores impactam mais o eNPS (Employee Net Promoter Score), ou seja, o que influencia as novas pessoas colaboradoras a serem promotoras ou detratoras da empresa.
Entender o que importa mais para as pessoas em cada momento do Onboarding é de extrema importância para que o RH consiga desenvolver planos de ação mais assertivos.
Até fevereiro de 2021, foram enviadas mais de 10.000 pílulas de comunicação para novas pessoas colaboradoras, abordando 11 temas diferentes alinhados com a estratégia da empresa.
Até agora, a Oi recebeu aproximadamente 7.000 feedbacks de mais de 2.000 pessoas colaboradoras e de suas respectivas pessoas gestoras, sobre a sua experiência ao longo dos primeiros 6 meses.
As pesquisas aconteceram em 4 pontos de contato: 10, 30, 90 e 180 dias após a entrada, com objetivo de acompanhar a evolução da experiência e medir diferentes variáveis da experiência de Onboarding nesses momentos.
75% dos novos colaboradores responderam às pesquisas de satisfação
10.000 pílulas de
comunicação enviadas
100% dos colaboradores realizaram
os treinamentos sugeridos
7.000 feedbacks
recebidos
Os resultados alcançados mostram o enorme impacto que a mudança do processo de Onboarding causou na Oi, gerando um grande avanço tanto na experiência das novas pessoas colaboradoras quanto na experiência de profissionais de RH responsáveis pelo Onboarding.
Através do produto da Pin People, foi possível garantir um suporte operacional baseado em dados e em Inteligência Artificial. Ao mesmo tempo, as novas pessoas não se sentem desamparadas em nenhum momento da jornada de Onboarding pois recebem as informações necessárias nos momentos certos.
Além de ser uma referência em Onboarding Digital, a Oi alcançou sua missão como empresa: criar novas possibilidades através da conexão de pessoas, levando um futuro digital para todos.