Saiba como a Renner evoluiu em seu processo de escuta dentro da empresa
FALAR COM ESPECIALISTAA Lojas Renner S.A. é a maior varejista de moda do Brasil, com mais de 25 mil colaboradores espalhados por diversas regiões do Brasil e do exterior: daí surge o grande desafio de cuidar da experiência de todos.
Por meio da parceria com a Pin People, foi possível ganhar mais escala na gestão experiência dos colaboradores, fazendo a transição de uma abordagem focada em engajamento e satisfação para uma perspectiva voltada para a experiência do colaborador de ponta a ponta.
- A maior varejista de moda do Brasil
Desde de 1996 a Lojas Renner S.A. se preocupa em ouvir seus clientes e colaboradores, se tornando pioneira nesse tipo de prática. Na época, foi desenvolvido o Encantômetro, um totem que permite ao cliente avaliar o serviço na loja.
No entanto, as pesquisas internas eram realizadas através de ferramentas que dificultavam a integração e análise dos dados das diferentes áreas, exigindo um trabalho muito manual e descentralizado.
Com o passar do tempo, ficou latente a necessidade de evoluir os processos de escuta por meio da aplicação de pesquisas em ciclos mais curtos e contínuos e com ferramentas que permitissem análises mais direcionadas, fornecendo agilidade para as ações de gestão de pessoas.
Além disso, a metodologia de pesquisa precisava evoluir também. Com o auxílio da Pin People, foi implementado o eNPS (Employee Net Promoter Score) que passou a servir como principal critério de comparação para avaliar a experiência dos colaboradores na organização.
A Lojas Renner S.A. sentiu a necessidade de atualizar e integrar o processo de escuta contínua para mais de 25 mil colaboradores
Já de primeira foi identificada a preocupação da Pin People com a jornada do colaborador como um todo, o que conversou muito com a necessidade de integrar os processos que a Renner tinha.
Outro grande fator considerado foi a capacidade de customização em pesquisas, a qual permite uma maior liberdade nas medições realizadas.
Com isso em mente, a Lojas Renner S.A. enxergou na Pin People a oportunidade de transformar o processo de encantamento, que já existia, em um processo contínuo de monitoramento e melhora da experiência do colaborador, de uma maneira mais escalável e unificada.
Uma das primeiras ações, nesse sentido, foi entender juntos qual era o contexto da empresa e seus desafios em Gestão de Pessoas nas diferentes sedes.
Após esta identificação junto aos RHs, foi possível começar a transformação partindo dos pontos de atenção e a Lojas Renner S.A. decidiu dar o pontapé inicial com dois módulos da Pin People: Journey Experience e Offboarding Experience. Neste case, abordaremos os resultados do módulo de Journey.
Com a necessidade da implementação de mudanças no método e a aplicação de pesquisas ao longo da jornada, um dos passos foi construir o Plano de Gestão de Mudança e Comunicação para contextualizar e instruir os colaboradores sobre o tema de Employee Experience.
O time multidisciplinar de Comunicação, People Analytics e TI, junto à tecnologia e ao time de especialistas da Pin People, operacionalizou uma grande ação para transmitir tudo o que era obtido de informação a partir da escuta aos colaboradores. Uma trilha de treinamentos para os BPs e gestores — que passaram a ser personagens importantes nesta transformação, também foi desenvolvida e executada.
Outro ganho importante do time multidisciplinar foi o olhar para dados, tanto na frente de qualidade dos dados (organização dos filtros demográficos) quanto na frente de análise (time dedicado para extrair insights dos dados gerados das pesquisas).
Também foi aperfeiçoada a Biblioteca do Conhecimento, na qual foi criada uma categoria específica para reportar tudo o que é implementado nas pesquisas.
7.631 colaboradores respondentes impactados
Reestruturação de Questionários Tradicionais
+4.000 pessoas, em todos os países que a Renner está presente
eNPS na zona de
excelência (>+50)
Descentralização do RH enquanto responsável pela experiência do colaborador
114.465
respostas no total
A Lojas Renner S.A. tem como principais valores o encantamento, o engajamento e a obstinação por resultados. Nesta ação não poderia ser diferente! O desafio foi encarado e, com a parceria da Pin People, foi possível gerar resultados de forma dinâmica para seus gestores frente a uma estrutura organizacional completa.
Com a ferramenta da Pin People, trabalhar com o engajamento dos colaboradores tornou-se um processo mais rápido e eficaz.
A Lojas Renner S.A. pôde dinamizar o acompanhamento da experiência do colaborador, aplicando pesquisas mais precisas e fornecendo o acesso dos resultados diretamente pela plataforma para os líderes de forma simples e profunda. Dessa forma, foi possível realizar planos de ação a nível mais granular, o que apoiou ainda mais a gestão do EX na organização.
Nesse contexto, a Pin People se integrou no cotidiano da empresa como uma fonte de conhecimento e como uma viabilizadora de ciclos de análise e planos de ação mais ágeis.
“A solidez de resultados de mercado veio como uma consequência do olhar da cultura de encantamento que existe dentro da Renner. Este histórico nos trouxe para um campo muito fértil de necessidade de implementar ferramentas mais constantes de escuta.”