A Pin People
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Nossa História
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas abertas.
Privacidade e Segurança da Informação
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Nosso Software
Plataforma de Employee Experience
Conheça a mais completa plataforma de pesquisas.
Módulo Candidate Experience
Entenda o impacto do processo seletivo na experiência da pessoa candidata e marca empregadora.
Módulo Onboarding Experience
Automatize pesquisas e trilhas de conteúdo personalizadas por área/função para encantar e reter pessoas colaboradoras.
Módulo Journey Experience
Aplique todo tipo de pesquisa para avaliar a experiência e explore o poder do People Analytics e da Inteligência Artificial.
Módulo Offboarding Experience
Digitalize sua entrevista de desligamento e colete dados em tempo real para identificar as principais causas de turnover.
Candidate Experience
  • Experiência da Pessoa Candidata
  • Avaliação da Liderança sobre o Processo Seletivo
Saiba mais
Onboarding Experience
  • Experiência do Novo Colaborador
  • Avaliação da Liderança sobre a Integração
  • Avaliação de Treinamento
  • Experiência do Buddy
Saiba mais
Journey Experience
  • Engajamento e Clima
  • Pesquisa de Pulso
  • Diversidade, Inclusão e Equidade
  • Bem-estar Emocional
  • Avaliação da Liderança
  • Gestão de Mudança
Saiba mais
Offboarding Experience
  • Experiência de Desligamento
  • Avaliação da Liderança sobre o Desligamento
  • Parecer de Desligamento
Saiba mais
Nossas Pesquisas
eNPS (Employee Net Promoter Score)
Pesquisas para medir a lealdade das pessoas colaboradoras de forma simples e rápida.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Clima / Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para avaliar a marca empregadora.
Bem-Estar Emocional
Pesquisa de diagnóstico que abrange múltiplas dimensões do bem-estar emocional.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Desenvolvimento da Liderança
Pesquisas para avaliar a experiência e efetividade da liderança na organização.
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência das pessoas após a saída da organização.
Serviços
Serviços Consultivos
Soluções consultivas em Analytics Avançado, Metodologia de Pesquisa e Educação em Experiência da Pessoa Colaboradora.
Conteúdo
Nosso Blog
Aprenda mais sobre EX e Gestão de Pessoas.
Cases, Relatórios, Ebooks e Eventos
Tenha acesso aos nossos cases de sucesso, relatórios, ebooks e eventos.
Pin People na Mídia
Confira as matérias de destaque sobre a Pin People na mídia.
Solicite uma DemoLogin
Soluções
Como Funciona
Conheça nosso jeito de trabalhar com Employee Experience.
Candidate Experience
Analise feedbacks da experiência dos seus candidatos.
Onboarding Experience
Aumente a retenção dos novos colaboradores.
Journey Experience
Impulsione o sucesso dos seus colaboradores.
Offboarding Experience
Simplifique sua Entrevista de Desligamento.
Diagnóstico de Risco de Turnover
Evite perder seus melhores talentos com a nossa ferramenta de analytics avançado.
Pesquisas
eNPS
Pesquisas e pulsos para medir a lealdade dos colaboradores de forma simples e rápida.
Clima / Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para melhorar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Desenvolvimento da Liderança
Pesquisas para avaliar a experiência da liderança e a efetividade da liderança dentro da organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Pesquisa de avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Bem-Estar Emocional
Pesquisa de diagnóstico que abrange múltiplas dimensões do bem-estar emocional dos colaboradores.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência do colaborador após sua saída da organização.
A Pin People
Quem Somos
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Nosso Diferencial
Descubra o que nos torna únicos.
Políticas de LGPD
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas em aberto.
Contéudos
Blog
Fique por dentro das tendências do RH.
Pin People na Mídia
Veja o que estão falando sobre a Pin People.
Materiais
Confira nossos recursos para o RH.
EX Academy
Conteúdo de EX em até 3 minutos.
Agende uma Demo
Área do Cliente

Como a tecnologia pode ajudar as empresas a conhecer melhor as suas pessoas?

Bruna Pedra
May 13, 2022

Você sabe quanto a falta de engajamento de funcionários representa em perdas financeiras para as empresas? Segundo estudos da Gallup, estima-se que algo entre US$ 1 trilhão por ano só nos EUA, aonde 70% dos trabalhadores não estão engajados.

E você sabe quanto custa o turnover para uma empresa? Esse custo pode chegar a 400% do salário anual de um colaborador (Society for Human Resource Management – SHRM). A falha em acompanhar as mudanças na relação entre empresas e colaboradores pode custar muito caro, a ponto de se tornar inviável para as organizações no médio e longo prazo.

‍

As empresas precisam tratar seus colaboradores como clientes, transformando-os em colaboradores fidelizados

‍

É preciso mudar a forma como a indústria de Gente atua para, consequentemente, permitir que empresas alcancem melhores resultados de ROT (Return on Talent, ou Retorno sobre Talentos). As empresas precisam tratar seus colaboradores como clientes, transformando-os em colaboradores fidelizados.

E como é possível fazer isso? De uma forma muito parecida com a do cliente externo. Nós, enquanto clientes, já estamos acostumados a ver empresas buscarem nossa fidelização a todo momento: buscam nos conhecer por meio do mapeamento do nosso comportamento e dos nossos hábitos, gostos, desejos e estilos, antecipando-se e nos oferecendo serviços ou produtos de forma mais assertiva. O desafio para o RH é pensar e aplicar técnicas inovadoras, como aquelas já em uso no mercado de consumo, nos seus colaboradores.

É nessa hora que a tecnologia entra em cena. Com ela, as empresas são capazes de analisar uma enorme quantidade de dados que hoje já são gerados por cada um dos seus colaboradores. O grande desafio é que esses dados ainda estão isolados em diferentes arquivos e sistemas, como pesquisas anuais de clima, avaliações de competência técnica e comportamental, reuniões de feedback, sistemas de ERPs com o histórico salarial etc.

‍

O poder da inteligência de dados

‍

Acompanhar de forma estruturada como cada indivíduo responde ao meio em que está inserido, como ele interage com os diversos programas da empresa, o que ele pesquisa, gosta e deseja em termos de carreira, entre outros aspectos, é o primeiro passo para se aprimorar o conhecimento em relação aos seus colaboradores.

A mudança está na evolução de uma gestão que é tradicionalmente baseada em intuição e suportada por ferramentas pontuais para uma mais concreta e holística, baseada em dados reais e informações que geram planos de ação em tempo real.

É importante reforçar que não basta apenas ter acesso a milhares de dados para aumentar a assertividade na contratação ou o engajamento de um colaborador, da mesma forma que não é suficiente conhecer os hábitos de consumo para garantir a compra e fidelização de um cliente.

‍

A prática contínua do acompanhamento dos dados e ações de melhoria

‍

Ter as informações não basta, já que a mudança da relação entre empresas e colaboradores só começa quando as primeiras tomam ações com base nos dados e fazem deste acompanhamento uma prática contínua.

A tecnologia já evoluiu suficientemente para lidar com essa massa de dados e transformá-la em informações estratégicas para a área recursos humanos. O que precisa mudar agora é a atitude dos gestores e dos profissionais de RH, que devem aceitar que as suas relações com os colaboradores está mudando e que, consequentemente, as suas práticas de gestão de pessoas precisarão se adaptar.

O desafio está em pensar numa forma de encantar o seu colaborador para torná-lo um colaborador engajado e, assim, quem sabe, conseguir observar os dados mudando na direção da retenção e do aumento de produtividade.

‍

Quer ficar ligado nas tendências do mundo de RH e entrar na Era da Experiência? Nos siga nas redes sociais!

‍

‍

‍

Artigos relacionados:
Bem-estar no trabalho: como cuidar das pessoas colaboradoras
Serviços Profissionais da Pin People: o que são?
Pesquisa de engajamento: além do clima
Como se tornar um RH mais estratégico?
Por que os líderes de RH precisam de machine learning?
Employee experience newsletter

Fique por dentro das tendências de
Employee Experience:

Todas as Experiências
Importam
Produtos
Como FuncionaCandidate ExperienceOnboarding ExperienceJourney ExperienceOffboarding Experience
a pin people
Quem SomosNosso DiferencialPrivacidade e Segurança da InformaçãoTrabalhe Conosco
conteúdo
BlogMídiaCases e Materiais
CLIENTES
Acesso para Clientes
Política de Privacidade
Termos de Serviço
2023 @ Pin People - Todos os direitos reservados.