O mundo corporativo nunca para de se renovar, se desafiar e com a área de Recursos Humanos não é diferente. No entanto, sabemos que enfrentar estes desafios no dia a dia pode ser uma tarefa complexa e multifacetada, principalmente quando dentre estes desafios está a gestão da experiência das pessoas colaboradoras em um mundo corporativo cada vez mais plural.
É por isso que, estamos felizes em apresentar nossos Serviços Profissionais, projetados para apoiar o RH nas necessidades estratégicas e táticas enfrentadas durante a gestão da experiência, unindo três pilares fundamentais: Analytics Avançado, Educação e Metodologia.
Ao longo dos últimos anos trabalhando com pesquisas e análise de dados, a Pin People foi entendendo de forma aprofundada quais as dores dos times de RH e como poderíamos ajudá-los por meio da nossa expertise.
Após efetuar validações com clientes, foi possível selecionar iniciativas nas frentes de Analytics Avançado, Metodologia e Educação sobre EX, como relevantes na construção de uma boa gestão do colaborador e alinhadas aos conhecimentos dos nossos especialistas. Foi então que surgiu os Serviços de Profissionais.
Siga a leitura e saiba mais.
A união dos melhores mundos
Do ponto de vista de software de gestão de pessoas, oferecemos hoje a solução mais completa e flexível de pesquisas do mercado, suportando a jornada da pessoa colaboradora de ponta a ponta. Nossa plataforma oferece gestão e otimização de pesquisas para toda a jornada em um único lugar, com robustez metodológica e analítica.
Além disso, também oferecemos a ferramenta de pesquisa mais customizável e flexível do mercado. Existe a combinação de relatórios simples e ferramentas avançadas de Analytics e Inteligência Artificial, com atendimento especializado e próximo aos clientes para suportar todo o processo de implantação e operação de forma contínua.
A partir daí decidimos unir toda essa estrutura com a possibilidade de oferecer um pilar consultivo: os serviços profissionais, que são oferecidos de forma integrada ao software, alavancando a experiência e a geração de valor das empresas que usam nosso produto digital. Dessa forma, a união do software com o serviço gera um produto flexível, profundo, além de ágil.
O que são Serviços Profissionais
Conjunto de serviços complementares aos módulos da Pin People, cujo objetivo é apoiar nossos clientes, no amadurecimento do tema de Employee Experience, através de serviços de suporte estratégico e operacional, dividido em 3 grandes pilares: Analytics Avançado, Metodologia e Educação em Employee Experience.
Analytics Avançado
Em um cenário onde o mundo corporativo se depara com constantes mudanças, a coleta de dados não é apenas uma prática comum, mas uma necessidade vital. No entanto, a verdadeira magia acontece quando esses dados são transformados em insights que orientam as decisões estratégicas. É aqui que o nosso pilar de Analytics Avançado entra em jogo.
O pilar é o coração da análise de dados voltada para recursos humanos. Ele nos permite mergulhar profundamente nas informações colhidas por meio de pesquisas, compreendendo as nuances que muitas vezes passam despercebidas. Com a ajuda da inteligência artificial, extraímos dados, revelando padrões, tendências e oportunidades que podem impactar positivamente a experiência das pessoas colaboradoras e o sucesso organizacional.
Imagine ter uma visão clara dos dados, traduzidos em insights visuais e profundos. Utilizando a inteligência artificial, nosso time processa grandes volumes de dados, identificando conexões e fornecendo análises contextuais, facilitando a compreensão completa dos resultados.
- Mas por que isso é importante? Ao compreender melhor as opiniões e os sentimentos das pessoas colaboradoras, as empresas podem tomar ações assertivas e específicas para melhorar sua experiência.
No final das contas, nosso pilar de Analytics não se trata apenas de coletar dados, mas também de base para transformar informação em ação significativa. Os insights gerados ajudam as empresas a tomar decisões embasadas e a criar planos de ação concretos que impulsionam o crescimento e a satisfação das pessoas colaboradoras.
Metodologia
Employee Experience é uma abordagem multidimensional, pois lidar com a experiência das pessoas colaboradoras implica em contemplar diversos fatores que possuem o poder de influenciar essa experiência positiva ou negativamente. Por essa razão, construir estratégias que visam melhorar a experiência dos colaboradores é naturalmente um processo complexo.
O pilar de Metodologia é como um guia estratégico para equipes de RH que buscam construir jornadas memoráveis para as pessoas colaboradoras. Oferecemos uma variedade de serviços que vão desde a construção e revisão de estratégias mais assertivas, relacionadas à jornada das pessoas colaboradoras, desenho de cronograma de estratégia de pesquisa, questionários personalizados, trilhas de conteúdos até elaboração de planos de ação. Nosso time experiente trabalha em conjunto com o cliente para compreender as necessidades exclusivas da sua organização. A partir daí, desenvolvemos estratégias adaptadas, garantindo que cada passo seja cuidadosamente planejado e executado.
Mas por que isso é tão importante? Porque a jornada da pessoa colaboradora é uma peça central do sucesso organizacional. Ao construir trilhas de desenvolvimento sob medida, aprimorar as comunicações internas e desenhar planos de ação assertivos, as equipes de RH podem criar ambientes em que as pessoas colaboradoras se sintam valorizadas, engajadas e capacitadas para atingir todo o seu potencial.
No final das contas, o pilar de Metodologia não se trata apenas de planejamento, mas de transformar estratégias em ações concretas, que elevam a experiência da pessoa colaboradora, resultando em equipes mais motivadas, colaboradoras mais satisfeitas e resultados que impulsionam a organização para a frente.
Educação sobre Employee Experience
A metodologia de Employee Experience é um conceito relativamente novo e que ainda não está totalmente difundida e compreendida pelas organizações. Somado a isso, temos as constantes mudanças do mundo corporativo, onde a experiência do colaborador tornou-se um diferencial competitivo crucial atrelado ao aumento de receita e melhoria da produtividade do time.
É por isso que nosso pilar de Educação é projetado para apoiar as organizações com o conhecimento e as habilidades necessárias para introduzir e impulsionar o EX.
O pilar de Educação é como uma janela para o mundo do Employee Experience, abrindo oportunidades de aprendizado para todos, desde as pessoas colaboradoras até as pessoas líderes. Oferecemos treinamentos sobre EX, bem como workshops focados em capacitar o RH a incorporar a EX em seus processos internos, projetados para garantir que todos os envolvidos na jornada da pessoa colaboradora estejam alinhados com a visão e os valores da EX.
Por que isso é tão vital? Porque a Employee Experience não é apenas uma abordagem, mas uma mentalidade que deve ser abraçada em todos os níveis.
Ao educar tanto as pessoas colaboradoras quanto as pessoas líderes sobre os princípios da EX, estamos criando um ambiente onde todos compreendem a importância de criar um local de trabalho inspirador, inclusivo e motivador.
Como os Serviços Profissionais ajudam no meu dia a dia?
Sabemos que a gestão de RH é uma tarefa complexa, com demandas sempre crescentes e um cenário em constante mudança. Muitas vezes, o foco na experiência das pessoas colaboradoras pode ser uma tarefa difícil de ser equilibrada, especialmente quando recursos limitados e tempo são fatores críticos. É por isso que criamos nossos serviços profissionais, para sermos o apoio essencial que você precisa. Projetados para preencher essa lacuna, permitindo que você se concentre no que faz de melhor, enquanto nós cuidamos dos detalhes críticos. Quer você esteja buscando insights, educação ou orientação metodológica, estamos prontos para sermos seus parceiros confiáveis.
Com os Serviços Profissionais você irá receber:
- Auxílio na construção de questionários com maior embasamento científico e metodológico;
- Pesquisas mais inteligentes e preparadas para coletar dados relevantes de acordo com o momento das pessoas colaboradoras e das necessidades da empresa;
- Trilhas de comunicação revisadas metodologicamente;
- Maior aprofundamento das análises trazendo insights mais direcionados para o RH e as lideranças;
- Visão estratégica sobre os resultados e possibilidade de planos de ação;
- Ganho de produtividade com a redução do trabalho operacional atrelado a pesquisas e análise de dados;
- Reunião para discutir estratégias e planos de ação com especialistas da Pin People.
Conclusão
Aqui na Pin People acreditamos que a transformação da sua organização através da gestão da experiência do colaborador está ao seu alcance. Nossos serviços profissionais combinam o poder dos pilares de Analytics, Educação e Metodologia para oferecer uma abordagem completa e holística para aprimorar a experiência das pessoas colaboradoras. Se você está pronto para moldar um ambiente de trabalho que impulsiona o sucesso sustentável, entre em contato conosco para saber mais.
Entenda ainda mais sobre como trabalhar e desenvolver uma boa experiência da pessoa colaboradora, auxiliando seu time de RH e cuidando da experiência do seu colaborador com os especialistas da Pin People.
Leia também:
- As melhores práticas de criação e aplicação de pesquisas para RH;
- Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH;
- Por que People Analytics é o futuro do RH?.