Desde o início da pandemia da COVID-19 muito se fala sobre o trabalho remoto, o qual, inclusive, foi aliado de muitas organizações durante este período de crise. Sem o trabalho remoto, muitas empresas talvez não tivesse resistido frente às medidas necessárias para evitar o contágio da doença.
Agora, com a recuperação já em vista, o debate do retorno ao presencial está cada vez mais em voga. Porém, segundo uma pesquisa da Google Workspace, o caminho mais almejado não é o presencial e nem o remoto: o futuro do trabalho é híbrido.
Você já ouviu falar sobre este assunto, certo? Siga com a gente neste artigo e vamos explicar tudo o que precisa saber sobre este modelo.
O que é o modelo híbrido?
Se você parar para pensar, em algum nível, você e sua empresa já atuam por meio do modelo híbrido. Por exemplo, se na sua empresa, seus clientes e parceiros se relacionam com você a distância, já está acontecendo a prática remota, concorda? A proposta agora é adotar esta prática também com seus colaboradores.
Dito isso, podemos classificar o modelo híbrido de trabalho como aquele em que parte da jornada é realizada em escritórios físicos da empresa e outra parte remotamente (seja em home office ou em qualquer outro lugar de preferência do colaborador).
Ou seja, o trabalho híbrido é um modelo de trabalho mais flexível no qual, conforme a cultura da empresa, os colabores terão a liberdade de escolher trabalhar presencial ou remotamente, de acordo com suas necessidades.
Quais as vantagens do modelo híbrido?
Segundo o relatório O futuro do trabalho no Brasil: Insights sobre a colaboração e novas formas de trabalho da Google Workspace, o formato híbrido é cada vez mais discutido e está ganhando mais força e adesão de profissionais e empresas no Brasil. Alguns dos motivos são as vantagens que o modelo traz, como:
- Economia de tempo de deslocamento;
- Rotina mais participativa;
- Flexibilidade de horários;
- Mais foco;
- Maior produtividade;
- Mais tempo para si mesmo;
- Maior possibilidade de controle alimentar.
Ainda segundo o relatório, dentre aqueles profissionais cujas empresas ainda não definiram um formato de trabalho pós-pandemia, 59% sugerem o modelo híbrido. A liderança também enxerga o novo formato com confiança e entusiasmo.
Outra vantagem que pode ser citada é busca por adotar e ampliar o uso das soluções e plataformas de colaboração, para encurtar a distância entre as pessoas. Assim, podemos dizer que esta nova cultura incentiva a colaboração entre os trabalhadores e acaba, apesar da distância física, aproximando-as emocionalmente.
No entanto, é necessário reforçar que para o modelo dar certo como planejado, é preciso também estar preparado para aprender e lidar com boas práticas que considerem a experiência e a saúde mental dos colaboradores da organização. A sensação de estar sobrecarregado e a possibilidade de burnout devem estar sempre à vista dos gestores e líderes, já que a Google demonstra que 62% dos trabalhadores afirmaram ter trabalhado mais no período longe do escritório.
Influências do modelo híbrido na experiência do colaborador
Assim como o modelo 100% remoto, o híbrido necessita de certos cuidados e boas práticas por parte da empresa para que funcione bem e traga uma boa experiência para os colaboradores ao longo da jornada. Nesse sentido, trouxemos algumas dicas para facilitar o processo da sua empresa.
1. Procure apresentar igualdade nas condições de trabalho
Todos os colaboradores poderão usufruir do modelo híbrido? Nem todo colaborador terá acesso à internet rápida ou a um espaço exclusivo para trabalhar, por isso é necessário informar-se e pensar em estratégias para que todos possam ter os mesmo direitos e condições de trabalho.
2. Seja uma organização inclusiva
Seguindo o raciocínio da dica anterior, a organização deve oferecer oportunidades inclusivas. Isso significa desde pensar se a sua sede escolhida terá acessibilidade a pessoas com deficiências ou neurodiversidades, até apresentar vagas que visem a inclusão.
3. Encoraje ainda mais a cultura colaborativa
A redução do trabalho presencial, diminui os encontros casuais, as conversas do elevador ou na cafeteria. Assim, é preciso pensar em estratégias para que essas conversas e conexões continuem acontecendo esporadicamente. Para colocar isso prática, a organização pode, por exemplo:
- Expressar sua cultura e diretrizes desde o início;
- Se comunicar da maneira mais clara possível;
- Tratar todas as pessoas colaboradoras com equidade;
- Incentivar encontros e happy hours (online ou presenciais — a depender da cultura da empresa);
- Incentivar a cultura de feedback; entre outros.
Sua organização está preparada para o modelo híbrido?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona este novo modelo, me responda: sua empresa está preparada?
Agora é a hora de investir em pesquisa e descobrir qual é o futuro que seus colaboradores almejam. A Pin People pode te ajudar a conhecer e entender melhor os ideias e comportamentos da sua organização. Se atente ao que o futuro nos espera e comece agora mesmo a transformação na sua cultura organizacional.
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