Pin People
A Pin People
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Nossa História
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas abertas.
Privacidade e Segurança da Informação
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Software
Plataforma de Employee Experience
Conheça a mais completa plataforma de pesquisas.
Módulo Candidate Experience
Entenda o impacto do processo seletivo na experiência da pessoa candidata e marca empregadora.
Módulo Onboarding Experience
Automatize pesquisas e trilhas de conteúdo personalizadas por área/função para encantar e reter pessoas colaboradoras.
Módulo Journey Experience
Aplique todo tipo de pesquisa para avaliar a experiência e explore o poder do People Analytics e da Inteligência Artificial.
Módulo Offboarding Experience
Digitalize sua entrevista de desligamento e colete dados em tempo real para identificar as principais causas de turnover.
Candidate Experience
  • Experiência da Pessoa Candidata
  • Avaliação da Liderança sobre o Processo Seletivo
Saiba mais
Onboarding Experience
  • Experiência do Novo Colaborador
  • Avaliação da Liderança sobre a Integração
  • Avaliação de Treinamento
  • Experiência do Buddy
Saiba mais
Journey Experience
  • Engajamento e Clima
  • Pesquisa de Pulso
  • Diversidade, Inclusão e Equidade
  • Bem-estar Emocional
  • Avaliação da Liderança
  • Gestão de Mudança
Saiba mais
Offboarding Experience
  • Experiência de Desligamento
  • Avaliação da Liderança sobre o Desligamento
  • Parecer de Desligamento
Saiba mais
Pesquisas
NOVO: Mapeamento de Riscos NR-01
Mapeie riscos psicossociais e garanta sua conformidade com a NR-01.
eNPS (Employee Net Promoter Score)
Pesquisas para medir a lealdade das pessoas colaboradoras de forma simples e rápida.
Clima e Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Desenvolvimento da Liderança
Soluções para avaliar a experiência e efetividade da liderança na organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para avaliar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência das pessoas após a saída da organização.
Consultoria
Pin People Consulting
Soluções consultivas em Analytics Avançado, Metodologia de Pesquisa, Educação em Experiência da Pessoa Colaboradora e Planos de Ação.
Conteúdo
Nosso Blog
Aprenda mais sobre EX e Gestão de Pessoas.
Cases, Relatórios, Ebooks e Eventos
Tenha acesso aos nossos cases de sucesso, relatórios, ebooks e eventos.
Pin People na Mídia
Confira as matérias de destaque sobre a Pin People na mídia.
Solicite uma DemoLogin
Pin People - Inteligência de Dados para RH
A Pin People
Quem Somos
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Políticas de LGPD
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas em aberto.
Nosso Software
Conheça a Plataforma
Conheça nosso jeito de trabalhar com Employee Experience.
Candidate Experience
Analise feedbacks da experiência dos seus candidatos.
Onboarding Experience
Aumente a retenção dos novos colaboradores.
Journey Experience
Impulsione o sucesso dos seus colaboradores.
Offboarding Experience
Simplifique sua Entrevista de Desligamento.
Nossas Pesquisas
eNPS
Pesquisas e pulsos para medir a lealdade dos colaboradores de forma simples e rápida.
Clima / Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para melhorar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Desenvolvimento da Liderança
Pesquisas para avaliar a experiência da liderança e a efetividade da liderança dentro da organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Pesquisa de avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Bem-Estar Emocional
Pesquisa de diagnóstico que abrange múltiplas dimensões do bem-estar emocional dos colaboradores.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência do colaborador após sua saída da organização.
Contéudo
Blog
Fique por dentro das tendências do RH.
Pin People na Mídia
Veja o que estão falando sobre a Pin People.
Cases, eBooks e Relatórios
Confira nossos recursos para o RH.
Agende uma Demo
Login

Pesquisa de Clima Organizacional: quais são os desafios e as novas tendências de pesquisa

Bruna Pedra
Apr 11, 2025

A pesquisa de clima organizacional pode ser conceituada como uma ferramenta utilizada tradicionalmente nas empresas para mapear a percepção dos colaboradores sobre diferentes aspectos da experiência. Online ou presencialmente, os respondentes assinalam uma série de questões sobre sua experiência na empresa, de forma que mostre seu grau de engajamento e satisfação em relação aos pontos abordados.

Em relação à periodicidade, a pesquisa de clima é aplicada, geralmente, uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos.

No cenário anterior à pandemia da COVID-19, esse método já era amplamente utilizado por inúmeros empresas, de diversos portes e segmentos. Porém, a situação de Home Office integral aumentou a preocupação dos profissionais de Gestão de Pessoas sobre o clima organizacional.

Dessa forma, o RH percebeu ainda mais a importância de exercitar a escuta ativa dos seus colaboradores de maneira contínua, orientada a dados e com resultados rápidos.

Apesar dos benefícios da pesquisa de clima, o cenário corporativo e, principalmente, o papel do RH está passando por enormes mudanças. O papel da Gestão de Pessoas ocupa um lugar cada vez mais estratégico nas empresas, o que favorece a modernização de métodos frente às novas tendências de gestão.

Assim sendo, a pesquisa de clima pode ser considerada ultrapassada pelos seguintes motivos:

  • Envolvem uma alta complexidade de elaboração, trazendo uma demanda de tempo e esforço para o RH que poderia ser reduzida;
  • O processo de análise e criação de soluções para os pontos de melhoria são extremamente demorados, fazendo com que os planos de ação construídos percam sua eficiência;
  • Em diversas empresas não há sequer uma devolutiva para os colaboradores, fazendo com que eles se sintam desmotivados a responderem a próxima pesquisa de clima.

No cenário atual, existe uma latente necessidade de modernizar esses processos de forma com que a escuta dos colaboradores seja mais ágil, analítica e digital.

‍

Gestão de Pessoas e Transformação Digital

Tendo em vista o protagonismo crescente do RH, novas abordagens são necessárias para tornar a área cada vez mais estratégica. Um das principais mudanças necessárias seria a transformação do olhar destinado ao colaborador. Como falado anteriormente, a pesquisa de clima analisa aspectos pontuais (e muitas vezes sem contexto) da relação entre os colaboradores e a empresa, sem mencionar a demora na transformação dos dados em estratégias de negócio.

Apesar dos benefícios, há limitações nessa abordagem. Por exemplo, imaginemos uma empresa X que aplique anualmente uma pesquisa de clima no mês de outubro. Em outubro de 2019, os colaboradores relataram suas impressões sobre diversos aspectos da experiência na empresa. Em março de 2020, houve uma pandemia que transformou radicalmente as experiências de trabalho. Como uma pesquisa anual, como o RH vai conseguir enxergar verdadeiramente as dores e demandas desses colaboradores?

Tendo em vista esse desafio, acreditamos que a experiência do colaborador precisa ser acompanhada de forma mais frequente, analítica e digital. A pandemia da COVID-19 nos mostrou que os contextos podem mudar rapidamente, por isso, temos que ser capazes de acompanhar a velocidade das mudanças. O mesmo acontece com a experiência do colaborador que, dependendo do contexto, pode ser modificada completamente.

Segundo o Linkedin Global Talent Trends 2020, Employee Experience (EX) é considerado a maior tendência no mundo do RH atualmente. Dessa forma, ao adaptar o olhar do RH para a experiência do colaborador, é possível prestar atenção em tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo da sua interação e relacionamento trabalhando em uma empresa. Assim, atuar com esse tema significa investir em uma melhor experiência do colaborador, o que implica em medir, entender e melhorar a sua jornada na empresa de forma contínua.

‍

Pilares de Employee Experience

A abordagem inovadora de Employee Experience não necessariamente anula a pesquisa de clima, porém demanda uma transformação profunda em sua construção, tendo em vista que cada vez mais se mostra latente a importância de considerar diferentes contextos dos colaboradores para entender o que realmente importa para eles.

A pesquisa de clima tradicional é reflexo da crença de que os colaboradores são o meio para atingir determinados fins estratégicos, considerando apenas o olhar da empresa. Na nova perspectiva, enxergamos os colaboradores no centro, tendo como objetivo alinhar as necessidades dos colaboradores com os objetivos da empresa, em uma relação Win-Win.

Mesmo assim, acreditamos que antes de definir qual metodologia é a mais adequada para cada empresa, é necessário entender alguns pilares importantes para uma boa gestão da experiência do colaborador. Aqui na Pin People utilizamos o Método dos 3Q’s para trazer contexto para a experiência dos colaboradores.

Resumidamente, leva-se em consideração: Quem (Qual é o grupo ou persona do colaborador?); Quando (De qual momento da jornada estamos falando?) e O quê (O que importa nesse momento?). Após esses três questionamentos respondidos, é possível agir com mais precisão, avaliando questões relevantes para o momento e atuando sobre as reais dores dos colaboradores.

‍

Benefícios da pesquisa de clima contínua

Reunimos os principais benefícios de transformar a tradicional pesquisa de clima para uma abordagem mais contínua, tornando-a mais digital e escalável e trazendo a perspectiva da experiência do colaborador como principal parâmetro para entender o clima organizacional.

‍

Aumento em 7x do Employer Branding

Colaboradores que possuem experiências positivas com a empresa em que trabalham, naturalmente, possuem mais chances de recomendar seu local de trabalho, tanto para seus amigos e familiares, quanto nas redes sociais. Fazer uma avaliação contínua do nível de recomendação dos seus colaboradores (eNPS) é uma forma de estar sempre agindo sobre o Employer Branding.

‍

Diminuição do turnover em 40%

Empresas que adotam a escuta ativa e priorizam a experiência dos seus colaboradores possuem uma taxa de turnover menor. Isso ocorre porque, ao conhecer seus colaboradores e suas dores, há uma maior facilidade em agir para implementar melhorias que realmente farão a diferença.

‍

Aumento de receita

Investir na experiência dos colaboradores pode significar duplicar a receita da sua empresa! Esse benefício pode ser explicado por uma maior eficiência por parte dos colaboradores como resultado do alto engajamento e da produtividade da equipe.

‍

7 vezes mais inovação

Em empresas que o colaborador se sente ouvido e valorizado, há um desenvolvimento natural da inovação. Pode parecer coincidência, mas as empresas que mais investem na experiência do colaborador são também as que possuem mais alto nível de inovação dentro da sua cultura e seu propósito. A exemplo disso, podemos citar: Apple, Google, Facebook, Airbnb e Linkedin.

‍

Protagonismo do RH na tomada de decisão

Como já visto, a pesquisa de clima é uma ferramenta para, literalmente, mapear o clima da empresa de acordo com a percepção dos colaboradores. No entanto, o protagonismo conquistado pelo RH exige uma nova abordagem capaz de tornar a Gestão de Pessoas mais ágil e estratégica. Dessa forma, a gestão da experiência do colaborador necessita de ferramentas que consigam capturar dados de forma frequente e escalável e que forneçam insights e aprendizados para orientar a tomada de decisão.

Para conseguir atuar na experiência do colaborador é preciso mapear os momentos que realmente importam para cada grupo ou persona de colaboradores. A partir dessa nova abordagem de pesquisa, é possível mitigar um dos principais pontos fracos da pesquisa de clima tradicional: a frequência em que é feita. Assim, ao trabalhar com ferramentas de Employee Experience, derrubamos a barreira da periodicidade e passamos a fazer as perguntas certas para as pessoas certas na hora certa.

Além disso, ainda existem diversos benefícios ao trazer essa nova perspectiva para sua empresa, que vão desde a diminuição das taxas de turnover até o aumento da receita. Dessa forma, apesar de ser adotada de maneira tradicional, a pesquisa de clima não se mostra tão eficaz e assertiva nos dias de hoje, frente a um mercado em que é cada vez mais desafiador em atrair e reter talentos.

‍

Quer ficar ligado nas tendências do mundo de RH e entrar na Era da Experiência? Nos siga nas redes sociais!

‍

‍

Leia também:

  • Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH
  • Aprenda a identificar os fatores que mais importam na experiência dos seus colaboradores
  • Os 5 erros mais comuns na construção da Jornada do Colaborador
Artigos relacionados:
Cultura Organizacional: o que é e qual a importância para a transformação digital?
Engajamento do colaborador: história, desafios e novas abordagens
Pesquisa de Clima Organizacional: quais são os desafios e as novas tendências de pesquisa
As 6 características fundamentais para Culturas de alta performance
Employee experience newsletter

Fique por dentro das tendências de Employee Experience:

Todas as Experiências
Importam
Produtos
Como FuncionaCandidate ExperienceOnboarding ExperienceJourney ExperienceOffboarding Experience
a pin people
Quem SomosNosso DiferencialPrivacidade e Segurança da InformaçãoTrabalhe Conosco
conteúdo
BlogMídiaCases e Materiais
CLIENTES
Acesso para Clientes
Pin People
Política de Privacidade
Termos de Serviço
2024 @ Pin People - Todos os direitos reservados.