Para começar o ano com muitas ideias e inspirações, vamos tratar de uma das maiores tendências de 2021: Onboarding Digital. Como já falamos antes, o Onboarding tem como conceito: conjunto de processos e iniciativas com o objetivo adaptar e capacitar colaboradores recém ingressados na empresa.
No cenário da pandemia da COVID-19 e do isolamento social, todos os processos precisaram se tornar digitais, inclusive Onboarding. Por causa disso, prestar atenção nesse momento da jornada dos colaboradores se tornou essencial, tendo em vista que um processo bom de Onboarding pode aumentar a retenção dos colaboradores em até 82%, segundo a Glassdoor.
Início do Onboarding Remoto
Nesse momento, os principais objetivos são: ambientar os novos colaboradores, incentivar integração, ajudá-los na construção de uma experiência de trabalho positiva, gerando satisfação e engajamento.
Para isso, algumas iniciativas podem ser tomadas:
- Promova a interação entre os novos colaboradores e demais membros das suas respectivas equipes. Marcar uma reunião apenas para tomar um café e conversar descontraidamente é uma boa oportunidade de socialização;
- Fomente o compartilhamento de boas práticas dos times com os novos colaboradores. Nesse momento, o ideal seria compartilhar “Playbooks” de cada área com os novos membros. Se não houver, instrua ao gestor estar disponível para tirar as dúvidas a qualquer momento;
- Comunique aos colaboradores as informações que importam: seu e-mail corporativo, agenda da primeira semana do trabalho, pequenas entregas esperadas para a primeira semana, seus benefícios corporativos e recursos utilizados pela empresa;
- Questione os novos colaboradores se possuem um espaço adequado para o trabalho remoto. Isso inclui uma rede de internet com bom funcionamento, um notebook para as tarefas diárias e itens de ergonomia, como uma cadeira apropriada. Se houver recursos, ofereça um vale Home Office para os colaboradores que necessitam de novos equipamentos para trabalhar de casa.
Primeiro dia no trabalho remoto
O primeiro dia de trabalho faz parte do que chamamos de momentos que importam, isto é, um período que possui alto impacto na experiência dos colaboradores. Por isso, nesse momento o foco deve ser em: fazer com que os colaboradores se sintam acolhidos pelo time, inspirá-los para fazerem o seu melhor, apresentar os novos colaboradores para o time, alinhar expectativas e discutir as entregas futuras.
Entre as iniciativas, priorize:
- Marque uma reunião com todos do time ou inclua-os em uma reunião já existente com objetivo que todos se introduzam e se conheçam melhor;
- Fomente a criação de um Plano de Desenvolvimento Pessoal para os novos colaboradores, com objetivo de motivá-los e auxiliá-los em seus desenvolvimentos pessoais e profissionais;
- Determine alguém para ser mentor ou “buddy” de cada um dos novos colaboradores, possibilitando que eles sejam bem acompanhados nas tarefas cotidianas;
- Instrua os gestores a checar diariamente a lista de tarefas dos novos colaboradores, alinhando as expectativas para suas entregas.
Primeiras semanas de trabalho remoto
Para o Onboarding tradicional, as palavras de ordem para as primeiras semanas são: retenção e criação de experiências positivas. Isso continua a ser válido no cenário digital, mas é necessário tomar cuidado com alguns pontos. Nesse momento, os objetivos são: auxiliar os colaboradores a construírem relacionamentos sólidos e incluí-los em entregas relevantes.
- Incentive uma cultura de constante acompanhamento dos novos colaboradores – isto é um elemento que deve ser cultivado mesmo no longo prazo;
- Instrua aos líderes que é essencial alocar os novos membros para fazerem entregas que envolvam trabalho em grupo;
- Fomente o compartilhamento de conhecimentos entre os colaboradores antigos e os novos (na Pin People, fazemos os chamados “Pinners Shows” para dividir assuntos relacionados às áreas específicas ou projetos em comum);
- Comunique aos líderes que o reconhecimento é essencial: todas as entregas devem ser encaradas como novas conquistas, isso motiva e gera uma experiência positiva.
Após primeiras semanas de trabalho remoto
Após esses momentos, especialistas indicam que os “check-ins” com os colaboradores sejam feitos depois de um mês, três meses, seis meses e até um ano. No nosso artigo sobre Onboarding, você pode conferir algumas das boas práticas para cada momento! Porém, nosso objetivo aqui foi mostrar quais são os pontos de cuidado que devem ser observados com o Onboarding digital.
Além disso, muitas das boas práticas trazidas podem ser feitas através da ferramenta da Pin People, com foco em duas principais frentes: comunicação e quantificação da experiência. Dessa forma, facilitamos a coleta de feedback dos colaboradores através da nossa ferramenta de pesquisa automatizada, transformando esses dados em valiosas análises, tudo isso em tempo real. Assim, podemos te ajudar a entrar no tão falado futuro do trabalho; afinal, ele é digital.
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