O Onboarding é um processo de integração e aculturamento extremamente importante durante o início do novo colaborador na organização.
Os primeiros meses na empresa podem ser decisivos para a permanência do colaborador, pois será nesse período que as primeiras impressões e sentimentos em relação à organização serão construídos.
Durante Semana Jornada do Colaborador convidamos grandes empresas para falarem sobre seus processos internos referentes a jornada do colaborador. A Dafiti Grupo compartilhou seus principais aprendizados e boas práticas em relação ao Onboarding dos seus colaboradores. Confira os destaques dessa conversa:
Porque investir em Onboarding?
A Dafiti Grupo entende a importância de atender as expectativas construídas ao longo do processo seletivo logo nas primeiras semanas de empresa. Por isso, desde sempre compreendem a necessidade de construir um processo de onboarding que consiga aculturar rapidamente o novo colaborador e transmitir a proposta de valor da empresa.
Atrelado a isso, surgiu o desafio de construir um processo de integração que conseguisse acompanhar o crescimento da empresa e as transformações culturais aceleradas pela pandemia da COVID-19.
A mudança para o Onboarding remoto deu uma nova estrutura para o processo, permitindo uma extensão do acompanhamento do novo colaborador e garantindo uma coleta de dados capaz de fornecer insumos para tomadas de decisão centradas no colaborador.
Como funciona o Onboarding na Dafiti?
Atualmente o processo de Onboarding da Dafiti Grupo é composto com ações síncronas e assíncronas para aumentar o esforço de aculturamento do novo colaborador e transmitir a cultura da organização por diversos formatos e canais.
Durante 3 meses são distribuídos diversos pilulas e pesquisas para irão acompanhar a integração do novo colaborador. As pílulas de comunicação tem como principais objetivos:
- Facilitar o dia a dia;
- Ativar a cultura;
- Acelerar a curva de aprendizado
As pesquisas são distribuídas em 4 momento do onboarding para acompanhar todos os processos de aprendizagem e integração do novo colaborador, entender o valor da experiência na empresa e avaliar pontos de melhoria.
Para conseguir promover uma melhoria contínua da experiência dos novos colaboradores é preciso entender o impacto do processo de Onboarding. Por isso a importância de estruturar um processo de coleta de dados e análise de resultados que irão apoiar a tomada de decisão.
Vale ressaltar que a chave para realizar qualquer processo de Gestão de Pessoas com eficiência é colocar o colaborador no centro das decisões.
Benefícios de acompanhar o processo de Onboarding
O Onboarding remoto se tornou o principal cartão de visitas dos novos colaboradores da Dafiti Grupo, na medida que acaba reforçando algumas propostas de valor da companhia ao longe de uma trilha de comunicação. Entre as principais oportunidades que digitalização do onboarding permitiu, podemos destacar:
- Confirmação da nossa proposta de valor aos novos colaboradores
- Processo que ativa a nossa cultura (imersão e prática) e acelera a Curva de Aprendizagem
- Interações síncronas e assíncronas permitindo um processo de aprendizagem contínuo e consistente
- Pulses frequentes para análise de impacto das iniciativas
A Pin People desde o começo foi parceira da Dafiti Grupo na renovação e estruturação dos novos processos de gestão da experiência do colaborador. O case mais recente foi com a implementação do novo processo de Onboarding, mais ágil, digital e centrado no colaborador.
Ajudamos as empresas com a construção de trilhas de comunicação e pesquisas que consigam interagir nos momentos que importante para coletar dados ou transmitir conteúdos que irão agregar valor e impactar positivamente a experiência. Além disso, nossa plataforma oferece diversas análises em tempo real que dão insumos para que os profissionais de RH possam tomar melhores decisões.