O futuro do RH pelo LinkedIn Global Talent Trends 2020

Tendo em vista o começo de um novo ano e, assim, um novo ciclo, o LinkedIn publicou o relatório Global Talent Trends 2020. O subtítulo – 4 trends changing the way you attract and retain talent – chama atenção para o que se espera do RH do futuro a partir de agora: não é necessário apenas atrair colaboradores talentosos para as corporações, mas também pensar em novas formas de retê-los.

Resultados da pesquisa

O estudo compilou dados de mais de 7.000 profissionais da área de Gestão de Talentos em 35 países, buscando identificar as tendências do futuro do RH. A tendência que ocupa o primeiro lugar é Employee Experience, seguida por People Analytics.

Employee Experience (EX)

Consiste em tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo da sua interação e relacionamento trabalhando em uma empresa. Dessa forma, atuar com Employee Experience significa investir numa melhor experiência do funcionário, buscando medir, entender e melhorar a sua jornada como um todo. O desafio aqui é que enquanto 96% dos profissionais afirmam que EX está se tornando mais importante, apenas 52% afirmam que suas empresas oferecem uma experiência do colaborador positiva.

People Analytics

Como diria o matemático e empresário britânico Clive Humby: data is the new oil. Assim, o relatório enfatiza que a coleta e, essencialmente, a interpretação dos dados denota o futuro do RH. Apesar de apenas companhias de elite possuírem acesso a tal instrumento nos últimos anos, há uma forte perspectiva de mudança: 73% das companhias afirmam que o investimento em análise de dados de pessoas será uma prioridade para os próximos cinco anos.

How to win the war?

Diante desse panorama, quem mais entende do assunto afirmou e segue afirmando que este é o caminho para encontrar e reter as melhores pessoas em um contexto de guerra por talentos. No entanto, há uma lacuna entre considerar essas tendências importantes e realmente atingir a excelência nelas. Por isso, é importante investir tempo e recursos para se capacitar e atuar nos temas. Pelo menos é o que muitos dos profissionais entrevistados já estão fazendo: segundo o estudo, nos últimos 5 anos houve um aumento de 242% no número de profissionais com habilidades de análise de dados.

LinkedIn Global Talent Trends 2020 | People Analytics
Comments are closed.
Mobile Analytics