Estamos vivenciando um novo ciclo de modernização e desenvolvimento, graças à tecnologia. Novos caminhos estão sendo traçados e, assim, novas e melhores experiências podem ser apresentadas pelas organizações, tanto para os clientes como para os colaboradores.
Atualmente os hábitos de consumo das pessoas são baseados nos relacionamentos com outras pessoas ou instituições que as estimulam a adquirir seus bens ou produtos. As relações, assim como a tecnologia, estão em constante transformação — agora, o diferencial do mercado é focado em encantar e fidelizar (seja seus clientes ou colaboradores).
Dessa forma, é necessário acompanhar o ritmo das transformações para poder competir e se destacar no mercado, oferecendo oportunidades, serviços e bens que estejam alinhados aos princípios, crenças e valores que as pessoas buscam. É neste sentido que hoje demonstraremos a importância da Cultura Organizacional para a transformação digital que estamos vivendo.
Continue a leitura e entenda.
O que é Cultura Organizacional
Quando pensamos em cultura, estamos pensando em um conjunto de comportamentos, significados e valores compartilhados por um grupo ou sociedade. Dentro destes costumes e comportamentos, podem estar inclusos a forma de falar, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, forma de se vestir, entre inúmeros outros aspectos.
Em uma organização, isto não é muito diferente, a Cultura Organizacional está relacionada às motivações do ambiente de trabalho. Ou seja, aos aspectos internos da empresa que levam a diferentes tipos de motivação nas pessoas colaboradoras.
Assim, podem existir guias de comportamentos e mentalidades sobre como as pessoas colaboradoras devem agir. Neste sentido, é importante que as pessoas que trabalham juntas compartilhem dos ideais, princípios e políticas da organização.
A empresa e a cultura
É preciso entender que a cultura organizacional deve estar atrelada à estratégia do seu negócio e aos seus clientes, já que esta cultura não está relacionada apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também à forma com que as estratégias e os seus clientes são tratados.
A forma de agir dos colaboradores, irá afetar diretamente como as pessoas de fora enxergam a sua empresa. Por isso é tão importante traçar um conjunto de valores, crenças e ações que definam a maneira como uma organização irá conduzir seu negócio.
Podemos desenvolver uma Employer Brand, por exemplo: trabalhar a sua marca empregadora, faz parte de trabalhar a cultura organizacional, uma vez que esta primeira diz respeito aos esforços que sua empresa faz, ativamente, para atrair e reter talentos do mercado.
Existem outros fatores que influenciam na Cultura Organizacional, podemos citar:
- o relacionamento entre as pessoas colaboradoras e suas lideranças;
- a estrutura física disponibilizada pela organização;
- a satisfação dos colaboradores com os cargos e remuneração.
Assim, é muito importante que ações sejam condizentes com a cultura que a organização divulga e prega, assim não haverá uma quebra na expectativa das pessoas com a empresa. Porém, quando existe uma diferença notável entre o que é feito e o que é dito, diversos problemas podem surgir.
Resumidamente, a cultura organizacional está intimamente ligada às estratégias de negócios e à reputação das empresas. O produto ou serviço que você oferece para o mercado é, muitas vezes, o primeiro contato direto que seus clientes possuem com você enquanto empresa.
Benefícios da Cultura Organizacional bem definida
Segundo um levantamento feito pela Deloitte, em julho de 2021, uma cultura eficaz pode representar em até 50% o diferencial de desempenho entre organizações do mesmo setor. Ainda segundo o estudo, as empresas que possuem pessoas colaboradoras engajadas e comprometidas apresentam níveis mais altos de fidelização do cliente, de receita, de lucratividade e de retenção de colaboradores.
A transformação digital neste cenário
As mudanças e as transformações que atravessam a tecnologia estão crescendo e, consequentemente, ampliando as necessidades do mercado. Mais que isso, podemos dizer que a tecnologia é o que move as transformações do mercado atualmente, certo?
Com certeza! Não é à toa que, segundo pesquisas realizadas pela Gartner, 77% dos líderes consideram que as iniciativas de transformação digital dependem da área de tecnologia.
Não é possível, no entanto, pensar em transformação da cultura sem pensar nas pessoas colaboradoras, que são a base da Cultura Organizacional de uma empresa. É preciso que todos participem em prol de uma mudança efetiva, sendo papel dos gestores e da liderança direcionar atividades para estimular o novo mindset (ou modo de pensar) desejado.
Uma forma de otimizar o processo é considerar a mudança de cultura como um projeto de inovação, de forma que as personagens guias deste projeto consigam estruturar de forma clara quais os passos e objetivos a serem alcançados.
Sua empresa está preparada para a transformação digital na sua cultura?
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