Offboarding é muitas vezes considerado o “patinho feio” do RH, é um processo sensível, carregado de burocracias e ainda muito manual em diversas empresa. No entanto, esse momento final do ciclo de vida do colaborador na empresa é crucial para o encerramento da experiência e para a imagem da empresa no mercado.
Uma pesquisa da Workplace Trend (2015) mostra que 46% dos colaboradores da Geração Y consideram a possibilidade de voltar a trabalhar em uma empresa na qual já trabalharam antes. Já a Software Advice (2014) afirma que 50% dos candidatos checam as avaliações das empresas na internet antes de se candidatarem.
Visto a importância do Offboarding e a dificuldade de algumas empresas com esse tema, trouxemos para o terceiro dia da Semana da Jornada do Colaborador a Claro Brasil para compartilhar como eles trabalham o desligamento na empresa e quais são os principais aprendizados que obtiveram ao longo do tempo. Confira os destaques.
A digitalização do Offboarding na Claro
A Claro Brasil é uma das maiores empresas de telecomunicação do país, com cerca de 40 mil colaboradores empregados diretamente. O setor de telecomunicação no geral uma alta taxa rotatividade. No entanto, a Claro possui a menor média, isso tudo devido ao trabalho crescente com Offboarding e Employee Experience.
Em 2018 a empresa começou a questionar os motivos dos desligamentos, para entender os pontos de insatisfação e conseguir agir em cima deles, fazendo emergir a necessidade de uma processo de Offboarding mais estruturado capaz de fornecer essas informações.
No entanto, ainda era preciso entender melhor as perguntas da pesquisa de desligamentos, como padronizar a pesquisa, quais indicadores trabalhar, como reportar os resultados e etc. Em 2019 decidiram testar a automação e digitalização da pesquisa de desligamento. Nesse momento, a Pin People entrou com parceira oferecendo uma plataforma que permitisse essa transformação.
Aprendizados da Claro com pesquisas de desligamento
O processo demissional na Claro possui hoje 3 etapas que correspondem aos momentos da experiência do colaborador desligado: 1) Preparação 2) Partida 3) Pós-partida.
Durante essas etapas a Claro busca colher informações sobre a experiência na empresa que servirão para retroalimentar a jornada do colaborador. A Alessandra de Castro, Especialista de RH na área de Employee Experiencia, deixa claro que a pesquisa que o Offboarding não é só a entrevista de desligamento, no entanto, é ela quem dá a visibilidade do que precisa ser feito. Por conta disso, a empresa deposita grande preocupação com uma coleta de dados representativa e de qualidade para poder trabalhar junto com a liderança em cima dos resultados.
A Claro compreende que o desligamento é um momento único na jornada do colaborador, e devido sua preciosidade, precisa ser cuidado.
A digitalização do Offboarding na Claro
A digitalização da pesquisa de desligamento trouxe diversos resultados e ganhos operacionais para a Claro, entre eles podemos destacar:
- Redução de tempo: um processo que levava uma hora, agora dura oito minutos
- Escala: enquanto antes eram realizadas somente 17 entrevista, hoje são aplicadas até 35 pesquisas
- Análise de dados: os resultados que demoravam quinze dias para serem compilados, hoje levam somente quinze minutos.
Com ajuda da Pin People, a Claro obteve ganhou operacionais consideráveis com a digitalização da pesquisa de desligamento, reservando mais tempo para a análise estratégica dos dados e construção de iniciativas que melhorem a experiência dos colaboradores na empresa.
Ajudamos as empresas com a construção de trilhas de comunicação e pesquisas que consigam interagir nos momentos que importam para coletar dados ou transmitir conteúdos que irão agregar valor e impactar positivamente a experiência. Além disso, nossa plataforma oferece diversas análises em tempo real que dão insumos para que os profissionais de RH possam tomar melhores decisões.