3 ferramentas de gestão de pessoas que otimizam os resultados da equipe

Pontomais
May 18, 2021

É impossível falar de otimização de resultados sem falar sobre gestão de pessoas. Saber gerenciar a equipe é o primeiro passo para alavancar as entregas da empresa. Pensando nisso, algumas ferramentas podem tornar a jornada de trabalho mais eficiente, o clima organizacional mais agradável e, assim, colaborar para uma boa gestão de pessoas.

Desde o início de 2020, muita coisa mudou no processo de gerenciar uma equipe. Afinal, a maioria das atividades, rituais e tudo o que envolvia o trabalho era pensado para o cenário presencial.

Quando as empresas se viram diante de um contexto incerto e inesperado, foi preciso se adaptar e encontrar novas formas de se trabalhar. Nesse momento, as ferramentas escolhidas fizeram toda a diferença para manter o alinhamento da equipe mesmo à distância.

Conheça 3 das principais ferramentas de gestão de pessoas que possibilitaram o trabalho em home office nos últimos meses.

1. Trello: ferramenta de gerenciamento de projetos

Para garantir que as demandas continuem sendo entregues, sem atraso nos prazos nem falta de alinhamento da equipe, a primeira ferramenta da lista é o Trello, para fazer a gestão de projetos.

Se a sua empresa está atenta à organização das atividades, provavelmente é um software que já fazia parte da rotina mesmo no trabalho presencial. O cenário remoto aumenta ainda mais a necessidade de ter uma ferramenta como essa e saber usá-la de forma eficiente.

O Trello é uma plataforma colaborativa que utiliza a metodologia Kanban para organizar as demandas e fluxos de trabalho. Sendo uma das ferramentas mais conhecidas para essa função, ela oferece diversas funcionalidades que se adequam ao que cada equipe necessita.

Outras ferramentas de gestão de projetos que também podem ser utilizadas são o Asana, o ClickUp e o Notion.

2. Pontomais: sistema de controle de ponto online

Uma das principais discussões a respeito do trabalho remoto gira em torno da produtividade dos colaboradores à distância. O sistema de controle de ponto online da Pontomais garante uma gestão da jornada de trabalho para que as equipes se mantenham produtivas mesmo fora do escritório.

Algumas das dúvidas que surgiram quando os profissionais precisaram começar a trabalhar de casa foram:

  • Como controlar os horários de entrada e saída dos colaboradores?
  • Como calcular a hora extra desses funcionários?
  • É possível fazer a gestão de jornada à distância de forma segura?

E, para todas essas perguntas, o controle de ponto online foi a solução. A Pontomais oferece funcionalidades que vão desde o registro de ponto até a extração de relatórios completos de horas extras, faltas, férias, horas noturnas e muitos outros.

É possível acompanhar a jornada dos colaboradores e fazer uma gestão estratégica de pessoas de forma prática e segura, permitindo que a equipe se mantenha em alta performance e otimizando os resultados da empresa.

3. Pesquisa de clima organizacional

Para que uma equipe tenha entregas de qualidade, antes de tudo ela precisa funcionar bem como equipe. Isso significa que deve haver harmonia e sincronia entre os colaboradores. Esse é apenas um dos fatores identificados pela pesquisa de clima organizacional.

Essa ferramenta ajuda as empresas a entenderem como está a percepção coletiva dos colaboradores em relação a empresa de modo geral. Basicamente, o clima organizacional é um conceito intangível que diz respeito à forma como os funcionários de uma empresa se sentem sobre o ambiente de trabalho, os colegas de equipe, a liderança e os demais elementos que constituem uma organização.

Para identificar essa impressão dos funcionários, a empresa aplica a pesquisa de clima organizacional, que pode ser realizada de forma presencial ou virtual, através de um formulário de perguntas como:

  • Qual o seu nível de satisfação em relação a sua remuneração?
  • Que nota você dá para o gestor da sua equipe?
  • Como são as relações interpessoais com os seus colegas de equipe?
  • Você sente que a empresa tem impulsionado o seu desenvolvimento profissional?
  • Qual a sua percepção em relação ao volume de trabalho?

Com as respostas em mãos, os RHs e gestores têm material suficiente para identificar possíveis obstáculos que estejam prejudicando o desempenho dos colaboradores e agir sobre eles para otimizar os resultados da equipe.


Colocar essas 3 ferramentas de gestão de pessoas em prática é o primeiro passo para otimizar as rotinas de trabalho, melhorar o alinhamento da equipe e garantir o bem-estar e a saúde dos colaboradores.

Assim, é possível manter o foco e melhorar os fatores que influenciam diretamente a performance e os resultados da equipe.


Leia também: