Acompanhar a experiência do colaborador na empresa é um grande desafio. As transformações gerada por um mundo V.U.C.A forçaram as empresas a buscarem agilidade e flexibilidade na gestão dos seus processos.
Um exemplo disso são as longas e exaustivas pesquisas de clima que já não cabem mais no cenário dinâmico que vivenciamos hoje. Muitas empresas entenderam essas mudanças; e soluções como pesquisas de pulso estão ganhando o mercado por conta da sua agilidade e praticidade.
O Magalu foi uma das empresas que adotaram essa postura ágil em coleta de dados e, durante o segundo dia da Semana Jornada do Colaborador, a Cristina Mestre, Coordenadora de Experiência do Colaborador no Magalu, compartilhou seus principais aprendizados e boas práticas em relação à aplicação de pesquisa de pulso com os colaboradores. Confira os destaques dessa conversa:
A transformação do RH no Magalu
O Magalu é a maior rede de varejo do Brasil e possuem cerca de 40 mil colaboradores. Acompanhar a experiência de todos e dar voz para que as suas demandas e insatisfações fossem ouvidas é um grande desafio.
Antes da pandemia as pesquisas de clima eram anuais e demoravam cerca de 15 dias para serem concluídas. Seu tempo de preenchimento era longo, contento mais de 50 questões, pois, como eram feitas anualmente, era preciso avaliar muitas coisas de uma só vez.
A pandemia acelerou a transformação dos negócios e a cultura ágil do Magalu. Isso repercutiu no departamento de RH que revisou seus processos, observando como adaptá-los para um cenário remoto e incerto. Esses fatores evidenciaram a necessidade de aplicar pesquisas certas paras as pessoas certas, realizar análises em tempo real e tomar decisões baseadas em dados. O resultado foi substituição de pesquisas longas e anuais por pesquisas de pulso, menores e mais frequentes.
Como funciona as pesquisas de pulso no Magalu
A aplicação de pesquisas de pulso no Magalu obedece 4 passos:
- Aquecimento: criação de contexto e apresentação das melhorias resultantes da pesquisa anterior
- Aplicação: envio multi-canal de pesquisas a comunicação intensa
- Análise de dados: visão cascateada da empresa e acesso dos líderes aos resultados
- Plano de Ação: entender prioridades e ações de melhoria
Todo esse trabalho é realizada em conjunto com as equipes de BPs, liderança e pela área de Experiência do Colaborador. Cada frente possui responsabilidades e atividades chaves que contribuem para o sucesso na aplicação das pesquisas de pulso (mais informações verificar a gravação do webinar no final do artigo).
Assim como pesquisas muitas longas, o excesso de pesquisas também pode gerar fadiga dos colaboradores, comprometendo a coleta de informação. Por isso, o Magalu possuem critérios de aplicabilidade que servem de filtros para as pesquisas de pulsos, tanto para definir sua periodicidade quanto as perguntas que serão incluídas. Eles avaliam 4 fatores.
- Evidência: existe alguma evidência de uma experiência disfuncional na empresa?
- Flutuação: os indicadores alteram muito em um curto espaço de tempo?
- Poder de decisão: é possível agir sobre o item que será avaliado?
- Tempo de reação: quanto tempo levará para desenvolver iniciativas?
Benefícios de acompanhar a experiência do colaborador
Uma empresa como o Magalu precisa ter agilidade no acompanhamento da experiência dos seus colaboradores para conseguir promover ações que agregam valor no dia a dia sem terem perdido contexto. Nesse sentido, a mudança para pesquisas de pulso permite que o Magalu:
- Colete feedback com mais frequência;
- Avalie temas mais específicos;
- Evite a fadiga dos colaboradores;
- Aborde públicos mais específicos e segmentados;
- Trabalhe com indicadores mais acionáveis e relevantes para a experiência na empresa;
- Acompanhe o progresso da experiência na empresa.
A Pin People desde o começo foi parceira do Magalu construção de processo mais ágeis para gestão da experiência do colaborador. Possuímos uma plataforma altamente flexível e versátil que permite ao Magalu aplicar pesquisas customizadas para qualquer público da empresa. Além disso, nosso time de People Science auxilia na construção de pesquisas compartilhando boas práticas e metodologias de Employee Experience.
Ajudamos as empresas com a construção de trilhas de comunicação e pesquisas que consigam interagir nos momentos que importam para coletar dados ou transmitir conteúdos que irão agregar valor e impactar positivamente a experiência. Além disso, nossa plataforma oferece diversas análises em tempo real que dão insumos para que os profissionais de RH possam tomar melhores decisões.
Assista à gravação do webinar