Pin People
A Pin People
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Nossa História
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas abertas.
Privacidade e Segurança da Informação
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Comunidade EXchange
Uma comunidade para quem está impulsionando o Employee Experience no Brasil.
Software
Plataforma de Employee Experience
Conheça a mais completa plataforma de pesquisas.
Módulo Candidate Experience
Entenda o impacto do processo seletivo na experiência da pessoa candidata e marca empregadora.
Módulo Onboarding Experience
Automatize pesquisas e trilhas de conteúdo personalizadas por área/função para encantar e reter pessoas colaboradoras.
Módulo Journey Experience
Aplique todo tipo de pesquisa para avaliar a experiência e explore o poder do People Analytics e da Inteligência Artificial.
Módulo Offboarding Experience
Digitalize sua entrevista de desligamento e colete dados em tempo real para identificar as principais causas de turnover.
Candidate Experience
  • Experiência da Pessoa Candidata
  • Avaliação da Liderança sobre o Processo Seletivo
Saiba mais
Onboarding Experience
  • Experiência do Novo Colaborador
  • Avaliação da Liderança sobre a Integração
  • Avaliação de Treinamento
  • Experiência do Buddy
Saiba mais
Journey Experience
  • Engajamento e Clima
  • Pesquisa de Pulso
  • Diversidade, Inclusão e Equidade
  • Bem-estar Emocional
  • Avaliação da Liderança
  • Gestão de Mudança
Saiba mais
Offboarding Experience
  • Experiência de Desligamento
  • Avaliação da Liderança sobre o Desligamento
  • Parecer de Desligamento
Saiba mais
Pesquisas
eNPS (Employee Net Promoter Score)
Pesquisas para medir a lealdade das pessoas colaboradoras de forma simples e rápida.
Mapeamento de Riscos Psicossociais
Mapeie riscos associados à saúde mental e às relações de trabalho e promova o bem-estar do seu time.
Clima e Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Desenvolvimento da Liderança
Soluções para avaliar a experiência e efetividade da liderança na organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para avaliar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência das pessoas após a saída da organização.
Consultoria
Pin People Consulting
Soluções consultivas em Analytics Avançado, Metodologia de Pesquisa, Educação em Experiência da Pessoa Colaboradora e Planos de Ação.
Conteúdo
Nosso Blog
Aprenda mais sobre EX e Gestão de Pessoas.
Cases, Relatórios, Ebooks e Eventos
Tenha acesso aos nossos cases de sucesso, relatórios, ebooks e eventos.
Pin People na Mídia
Confira as matérias de destaque sobre a Pin People na mídia.
Solicite uma DemoLogin
Pin People - Inteligência de Dados para RH
A Pin People
Quem Somos
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Políticas de LGPD
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas em aberto.
Nosso Software
Conheça a Plataforma
Conheça nosso jeito de trabalhar com Employee Experience.
Candidate Experience
Analise feedbacks da experiência dos seus candidatos.
Onboarding Experience
Aumente a retenção dos novos colaboradores.
Journey Experience
Impulsione o sucesso dos seus colaboradores.
Offboarding Experience
Simplifique sua Entrevista de Desligamento.
Nossas Pesquisas
eNPS
Pesquisas e pulsos para medir a lealdade dos colaboradores de forma simples e rápida.
Clima / Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para melhorar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Desenvolvimento da Liderança
Pesquisas para avaliar a experiência da liderança e a efetividade da liderança dentro da organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Pesquisa de avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Bem-Estar Emocional
Pesquisa de diagnóstico que abrange múltiplas dimensões do bem-estar emocional dos colaboradores.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência do colaborador após sua saída da organização.
Contéudo
Blog
Fique por dentro das tendências do RH.
Pin People na Mídia
Veja o que estão falando sobre a Pin People.
Cases, eBooks e Relatórios
Confira nossos recursos para o RH.
Solicite uma Demo
Login

A importância de medir o NPS do candidato durante o processo seletivo

Bruna Pedra
Feb 19, 2025


Nos últimos anos, a utilização do NPS evoluiu das áreas de customer success e marketing para diversas outras, entre elas, o RH. Atualmente, os profissionais do setor estão descobrindo a verdadeira mina de ouro que pode ser extraída a partir dessa métrica e sua enorme versatilidade para diferentes situações e variáveis. 


O NPS significa Net Promoter Score, ou seja, pontuação líquida dos promotores, se quisermos traduzir. Nesse artigo, você vai entender a história por trás dessa métrica, sua importância e como utilizá-la durante o processo seletivo. 

Qual é a origem do NPS? 


Tudo começou em 2013, quando o americano Fred Reichheld lançou o artigo "One number you need to grow". A ideia central é super simples, mensurar a lealdade dos seus clientes através de apenas uma pergunta, que após determinados cálculos, se transforma em uma métrica poderosa. 


O sucesso começou em áreas que cuidam da experiência do cliente, mas logo foi adaptada para o RH. Quando se trata de medir a experiência do colaborador, NPS se torna eNPS (Employee Net Promoter Score). 


Além disso, uma outra ótima aplicabilidade desse método é no processo de recrutamento e seleção, em que é possível mensurar a experiência dos candidatos em apenas uma pergunta, que também pode ser chamado de cNPS (Candidate Net Promoter Score). Resumidamente, o NPS tem como objetivo medir o grau de satisfação e lealdade de determinado grupo. A partir disso, é possível entender quais são os pontos fracos e fortes de uma situação e traçar planos de ação para melhorias constantes. 


Como funciona o NPS? 


Já explicamos neste artigo como funciona essa métrica, mas vamos refrescar rapidamente a memória: 


Como já falamos, toda a metodologia é baseada em uma pergunta: "Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a [sua empresa] como uma boa empresa para se trabalhar?". Com certeza você já respondeu alguma pesquisa desse tipo! Em seguida, pode haver um campo de comentários para justificativa de respostas, em que a análise qualitativa é feita. 


Pesquisas feitas pelo criador da métrica mostraram que um NPS alto possui relação direta com a segunda compra dos clientes, recomendações e outras ações que mostram um alto grau de fidelidade do cliente. 


Para calcular, é preciso colocar os respondentes em categorias: pontuações de 0 a 6 são detratores, 7 a 8 são neutros e 9 a 10 são promotores. O NPS será a porcentagem de promotores menos a porcentagem de detratores. O resultado final pode ser de -100 (significando que todos são detratores) até +100 (todos são promotores). Resultados acima de +50 já são considerados excelentes. 


NPS e Processo Seletivo


Nós já sabemos que quando queremos medir a experiência e lealdade dos colaboradores, aplicamos o eNPS. Mas quando se trata do processo de recrutamento e seleção, como utilizar essa métrica? 


Adaptando a pergunta, o NPS no processo seletivo seria coletado a partir dessa questão: "Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o processo seletivo da [sua empresa] para outros candidatos?". 


Um ponto importante a se considerar nesse momento é que o RH deve se preocupar com as respostas de qualquer candidato. Ou seja, que ótimo que você mensurou a experiência dos recém contratados! Porém, os verdadeiros insights virão de quem não foi contratado, gerando dados para melhoria do processo. Além disso, eles são mais numerosos que os novos colaboradores e impactam mais na sua Marca Empregadora. 


Dicas para começar a utilizar o NPS em processos seletivos

‍

Automatize o processo de coleta de NPS

Nesse momento, o objetivo é ouvir o máximo de candidatos, para não ser enviesado com feedbacks fora de contexto, Além disso, é extremamente vantajoso deixar que os candidatos deem esse feedback através de uma pesquisa rápida, fácil e virtual. Nesse sentido, é possível continuar cuidando da sua Marca Empregadora e até transformar um detrator em um promotor. 


Foque em candidatos rejeitados 

Provavelmente, os candidatos que não foram contratados serão os que trarão mais aprendizados e insights. Através do NPS e desses feedbacks, é essencial que se façam planos de ação para melhoria e um acompanhamento dessa métrica ao longo do tempo, para medir a efetividade das mudanças. Outra boa prática é que o questionário seja enviado em diferentes momentos do processo seletivo, para entender a experiência de ponta a ponta. 


Filtre seu NPS de acordo com diferentes variáveis

Além de entender como foi a experiência dos candidatos em diferentes momentos do processo seletivo, mostra-se necessário extrair diferentes análises dessa métrica. Através do nosso produto Candidate Experience, é possível acessar relatórios atualizados em tempo real, facilitando a estratificação dos dados e aplicação de filtros com base nas perguntas. 


Leia também: 

  • A importância de trabalhar o Employer Branding desde o processo seletivo
  • Benefícios flexíveis: o que são e por que as empresas estão apostando nessa tendência
  • 3 ferramentas de gestão de pessoas que otimizam os resultados da equipe
Artigos relacionados:
Duas mulheres conversando com um relatório em mãos.
A importância de medir o NPS do candidato durante o processo seletivo
Duas mulheres conversando com um relatório em mãos.
A importância de trabalhar o Employer Branding desde o processo seletivo
Duas mulheres conversando com um relatório em mãos.
Benefícios flexíveis: o que são e por que as empresas estão apostando nessa tendência
Duas mulheres conversando com um relatório em mãos.
Como fortalecer sua marca empregadora através da experiência dos candidatos
Duas mulheres conversando com um relatório em mãos.
Qual é a importância da Experiência do Candidato para a sua empresa?
Employee experience newsletter

Fique por dentro das tendências de Employee Experience:

Todas as Experiências
Importam
Produtos
Como FuncionaCandidate ExperienceOnboarding ExperienceJourney ExperienceOffboarding Experience
a pin people
Quem SomosNosso DiferencialPrivacidade e Segurança da InformaçãoTrabalhe Conosco
conteúdo
BlogMídiaCases e Materiais
CLIENTES
Acesso para Clientes
Pin People
Política de Privacidade
Termos de Serviço
2024 @ Pin People - Todos os direitos reservados.