Benefícios flexíveis: o que são e por que as empresas estão apostando nessa tendência

Vee Benefícios
May 25, 2021

O profissional de Recursos Humanos vive um momento desafiador. Cada vez mais, a área tem sido testada e precisa se reinventar para conseguir atender às expectativas dos colaboradores. Por isso, umas das grandes tendências dessa área são os benefícios flexíveis.

Será que esse tipo de benefício é regulamentado pelo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)? Por que os colaboradores preferem essa flexibilidade? Neste artigo, você encontra essas respostas e muito mais.

O que são os benefícios flexíveis?

Normalmente as empresas oferecem para os seus colaboradores apenas os benefícios que são obrigatórios de acordo com a legislação e convenções. Um dos exemplos mais comuns é o vale refeição.

Imagine que um colaborador receba R$600 por mês em vale-refeição, que é aceito em alguns restaurantes, padarias e aplicativos de delivery. Imagine que esse trabalhador esteja em home-office. Será que esse benefício realmente chega para atender à sua necessidade?

Os benefícios flexíveis chegam para resolver essa questão. Imagine que, numa mesma solução, seja possível oferecer vale-refeição, vale-alimentação, vale-cultura, auxílio saúde, mobilidade e home-office? Desta forma, fica muito mais fácil oferecer aquilo que o profissional, de fato, precisa. Além disso, é possível seguir todas as convenções sindicais, além das normas do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), para que o benefício seja disponibilizado dentro de todas as obrigações jurídicas que a empresa precisa concluir.

Por que oferecer esse tipo de benefício


Agora que você já sabe o conceito de benefícios flexíveis, vamos ver, na prática, por que ele tem sido a preferência por parte dos colaboradores e, consequentemente, das empresas.



1) Profissionais diversos, necessidades diversas


Uma outra forte tendência para o profissional de RH é valorizar a diversidade no seu quadro de funcionários. Pessoas de diferentes idades, com moradias em locais diferentes e em modelos - home-office ou presencial - distintos, por exemplo, possuem necessidades diferentes.

Não é possível entender a particularidade de cada um na hora de pensar nos benefícios corporativos. Por isso, um plano que contemple benefícios flexíveis é o melhor caminho para atender às expectativas de todos.


Além disso, um mesmo profissional pode ter necessidades distintas em momentos diferentes. Não existe como estabelecer um padrão nas relações e no comportamento humano. A liberdade é o melhor benefício para o colaborador.


2) Profissionais mais motivados e engajados


Quando você, de fato, pensa num benefício que agregue valor ao dia a dia do seu colaborador, ele vai ter menos problemas fora do trabalho. Consequentemente, ele vai estar mais centrado nas suas funções e motivado para atuar em alta performance.


3) Retenção e atração de talentos


Um RH estratégico não pensa em salário, mas sim no pacote de remuneração de um colaborador. O salário, claro, é importante, mas os benefícios podem fazer a diferença na hora de uma pessoa decidir se vai aceitar ou não uma proposta de emprego.


4) Não possui custos para a empresa


A Vee Benefícios, por exemplo, é uma empresa de benefícios flexíveis. Toda implantação e utilização do serviço é feita a custo zero. Portanto, o único dinheiro que a sua empresa precisa se preocupar é naquele que vai ser investido no bem-estar de cada um dos seus colaboradores.

Sobre a Vee


A Vee Benefícios é a pioneira no Brasil em benefícios flexíveis. Desde 2016 no mercado, ela já é parceira de grandes empresas. Em fevereiro de 2021, a Vee anunciou uma fusão com a Swile, uma empresa francesa de benefícios que revolucionou o mercado europeu.


O cartão da Vee é Mastercard e, com isso, o colaborador se livra do problema de rede credenciada. Com a Vee, você pode oferecer, a custo zero, os seguintes benefícios:

- Vale refeição: restaurantes, padarias, deliverys e mais
- Vale alimentação: mercados, deliverys e mais
- Auxílio mobilidade: recargas de cartões de transporte, corridas de aplicativo, postos de gasolina, passagens aéreas e mais
- Auxílio saúde: farmácias, clínicas e mais.

- Auxílio home-office: contas de luz, internet, lojas de móveis e mais.
- Vale cultura: serviços de streaming, teatros, cinemas e mais.
- Incentivo: saldo livre para pagamento de bônus, premiações e mais

Para conhecer melhor a solução em benefícios flexíveis da Vee, acesse http://vee.digital/.


Leia também: