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Como fortalecer sua marca empregadora através da experiência dos candidatos

Bruna Pedra
Feb 19, 2025

A marca empregadora é, sem dúvidas, um dos posicionamentos estratégicos mais importantes para gerar resultados positivos para as empresas. Como já tratamos aqui no blog, empresas como Google, Facebook e Starbucks possuem uma enorme vantagem justamente por contarem com uma forte marca empregadora. 

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Em uma linguagem mais prática, essas empresas estão muito à frente dos seus concorrentes porque as pessoas querem trabalhar nelas. E no cenário da guerra por talentos, essa conquista vale ouro. 

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Nesse artigo, vamos contar como obter essa vantagem competitiva assim como esses gigantes do mercado através da experiência dos seus candidatos. Vem com a gente! 

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O que é Experiência do Candidato?

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A Experiência do Candidato, também chamada de Candidate Experience, pode ser definida como a primeira etapa de Employee Experience, ou seja, a primeira fase da jornada de relacionamento de trabalho entre pessoas e organizações. Assim, seu conceito se aproxima bastante da Experiência do Colaborador, ou seja, a Experiência do Candidato é formada com base na soma de tudo que um candidato encontra, faz, vê e sente ao longo de um processo seletivo. 

Dessa forma, esse aspecto da experiência afeta tanto a decisão do candidato de permanecer no processo seletivo, quanto a capacidade da empresa de atrair novos talentos por meio de sua Marca Empregadora e de seus esforços de Employer Branding. Por isso, podemos afirmar que em um mundo cada vez mais marcado pela guerra de talentos, investir em Candidate Experience passou a ser fundamental para atrair e convencer bons talentos a se juntarem à sua empresa.

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‍Qual é o impacto de uma experiência do colaborador positiva?

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A experiência do candidato no processo seletivo tem impacto direto na decisão sobre a vaga e na imagem da empresa. Segundo estudo realizado pela IBM Smarter Workforce Institute, em que foi analisada a experiência de mais de 7 mil candidatos, algumas das consequências de uma experiência do candidato positiva são: 

  • Candidatos que não receberam oferta, mas que tiveram uma experiência positiva, têm uma probabilidade 80% maior de aplicarem novamente;
  • Candidatos que ficaram satisfeitos com sua experiência no processo seletivo têm chances 38% maiores de aceitarem a proposta;
  • Candidatos que tiveram uma boa experiência têm 2x mais chance de recomendarem a empresa para outros;
  • 60% dos candidatos falam de suas experiências com família e amigos.

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‍Como a Pin People enxerga a Experiência dos Candidatos?

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Nós, da Pin People, percebemos que existem duas perspectivas diferentes em relação ao que é a experiência ideal do candidato: a dos próprios candidatos e a da organização. Dados coletados por Jacob Morgan, futurista e especialista em Employee Experience revelam que 77% das empresas consideram oferecer um bom Candidate Experience, 84% dos candidatos declaram ter experiências negativas ao buscar trabalho. 

Dessa forma, nossa missão com o Candidate Experience é ajudar empresas na criação e gestão de boas experiências para os candidatos, fortalecendo a capacidade de atrair novos talentos e, consequentemente,  aumentando a área comum entre essas perspectivas. 

Como conquistar uma marca empregadora positiva

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Employee Experience é tudo que engloba a experiência dos colaboradores na sua jornada em uma empresa. Já o Candidate Experience é o primeiro ponto de contato do futuro colaborador com a empresa. Ou seja, o início da experiência. Por se tratar da primeira interação, a experiência do candidato é acompanhada da primeira impressão, dos primeiros pensamentos e dos primeiros sentimentos de uma pessoa com uma organização. 

Para atrair e reter os melhores talentos, é preciso encantá-los desde o início. Por isso, investir em Candidate Experience é mais fundamental do que nunca, uma vez que vivemos em um cenários de batalha pelos melhores talentos do mercado Através dessa vantagem, é possível alcançar feitos tão grandiosos como a Google, o Facebook e a Starbucks. E nós da Pin People queremos te ajudar nessa jornada. 

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Lançamos um produto para te ajudar na missão de fortalecer sua marca empregadora! Quer saber mais? Confira aqui.

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Leia também:

  • Qual é a importância da Experiência do Candidato para a sua empresa?
  • Como Employee Experience pode ajudar seu Employer Branding?
  • Por que prestar atenção no Onboarding Digital?
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