A marca empregadora é, sem dúvidas, um dos posicionamentos estratégicos mais importantes para gerar resultados positivos para as empresas. Como já tratamos aqui no blog, empresas como Google, Facebook e Starbucks possuem uma enorme vantagem justamente por contarem com uma forte marca empregadora.
Em uma linguagem mais prática, essas empresas estão muito à frente dos seus concorrentes porque as pessoas querem trabalhar nelas. E no cenário da guerra por talentos, essa conquista vale ouro.
Nesse artigo, vamos contar como obter essa vantagem competitiva assim como esses gigantes do mercado através da experiência dos seus candidatos. Vem com a gente!
O que é Experiência do Candidato?
A Experiência do Candidato, também chamada de Candidate Experience, pode ser definida como a primeira etapa de Employee Experience, ou seja, a primeira fase da jornada de relacionamento de trabalho entre pessoas e organizações. Assim, seu conceito se aproxima bastante da Experiência do Colaborador, ou seja, a Experiência do Candidato é formada com base na soma de tudo que um candidato encontra, faz, vê e sente ao longo de um processo seletivo.
Dessa forma, esse aspecto da experiência afeta tanto a decisão do candidato de permanecer no processo seletivo, quanto a capacidade da empresa de atrair novos talentos por meio de sua Marca Empregadora e de seus esforços de Employer Branding. Por isso, podemos afirmar que em um mundo cada vez mais marcado pela guerra de talentos, investir em Candidate Experience passou a ser fundamental para atrair e convencer bons talentos a se juntarem à sua empresa.
Qual é o impacto de uma experiência do colaborador positiva?
A experiência do candidato no processo seletivo tem impacto direto na decisão sobre a vaga e na imagem da empresa. Segundo estudo realizado pela IBM Smarter Workforce Institute, em que foi analisada a experiência de mais de 7 mil candidatos, algumas das consequências de uma experiência do candidato positiva são:
- Candidatos que não receberam oferta, mas que tiveram uma experiência positiva, têm uma probabilidade 80% maior de aplicarem novamente;
- Candidatos que ficaram satisfeitos com sua experiência no processo seletivo têm chances 38% maiores de aceitarem a proposta;
- Candidatos que tiveram uma boa experiência têm 2x mais chance de recomendarem a empresa para outros;
- 60% dos candidatos falam de suas experiências com família e amigos.
Como a Pin People enxerga a Experiência dos Candidatos?
Nós, da Pin People, percebemos que existem duas perspectivas diferentes em relação ao que é a experiência ideal do candidato: a dos próprios candidatos e a da organização. Dados coletados por Jacob Morgan, futurista e especialista em Employee Experience revelam que 77% das empresas consideram oferecer um bom Candidate Experience, 84% dos candidatos declaram ter experiências negativas ao buscar trabalho.
Dessa forma, nossa missão com o Candidate Experience é ajudar empresas na criação e gestão de boas experiências para os candidatos, fortalecendo a capacidade de atrair novos talentos e, consequentemente, aumentando a área comum entre essas perspectivas.
Como conquistar uma marca empregadora positiva
Employee Experience é tudo que engloba a experiência dos colaboradores na sua jornada em uma empresa. Já o Candidate Experience é o primeiro ponto de contato do futuro colaborador com a empresa. Ou seja, o início da experiência. Por se tratar da primeira interação, a experiência do candidato é acompanhada da primeira impressão, dos primeiros pensamentos e dos primeiros sentimentos de uma pessoa com uma organização.
Para atrair e reter os melhores talentos, é preciso encantá-los desde o início. Por isso, investir em Candidate Experience é mais fundamental do que nunca, uma vez que vivemos em um cenários de batalha pelos melhores talentos do mercado Através dessa vantagem, é possível alcançar feitos tão grandiosos como a Google, o Facebook e a Starbucks. E nós da Pin People queremos te ajudar nessa jornada.
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