A maioria das organizações se esforçam para ter funcionários satisfeitos, mas nem todas atingem este objetivo. No entanto, a satisfação com a experiência de trabalho reduz as chances de turnover e mantém os colaboradores engajados. Por isso, é importante que os líderes e profissionais de RH conheçam quais fatores influenciam a satisfação e como eles podem ser aplicados no dia a dia da experiência do colaborador.
Uma pesquisa realizada em 2016 pela Sociedade das Gestão dos Recursos Humanos (SHRM, em inglês) mostra que o nível de satisfação com o trabalho passou de 81% em 2013 para 88% em 2016. Na época, umas das razões levantadas para explicar o aumento foi a boa situação econômica das empresas, que refletiu diretamente no aumento dos salários e em melhores benefícios aos colaboradores. No entanto, o cenário econômico é volátil e, por isso, nem sempre as recompensas financeiras serão boas alternativas. É necessário identificar e trabalhar outros pilares da experiência do colaborador que podem contribuir com o aumento do nível de satisfação no trabalho. A partir da pesquisa, foi possível identificar 6 fatores que possuem um grande impacto na satisfação do colaborador.
Fatores que contribuem com a satisfação na experiência de trabalho
Manter os funcionários engajados e satisfeitos significa mais do que apenas dar um bom salário e benefícios. A lista a seguir mostra alguns aspecto-chave para garantir bons níveis de satisfação no trabalho, segundo os próprios colaboradores:
Respeito – Os colaboradores avaliam o tratamento respeitoso de todos os membros da empresa como o fator mais importante para a satisfação no trabalho.
Confiança – Talvez por causa da incerteza gerada no ambiente de trabalho nos anos após a recessão, os funcionários indicaram que a confiança entre eles e a alta gerência é outro fator de satisfação muito importante.
Segurança – Se você já teve que ir trabalhar se perguntando se o seu trabalho é estável, você sabe que isso pode causar uma grande dose de ansiedade. Para amenizar essa situação, as organizações podem proporcionar uma sensação de segurança através de uma comunicação honesta e transparente sobre a saúde e a viabilidade a longo prazo da empresa.
Ambiente saudável – Os locais de trabalho que estão livres de estresse, problemas de moral, assédio e práticas discriminatórias podem criar um ambiente positivo e saudável para todos.
Plano de carreira – Ninguém quer um beco sem saída. Os funcionários são mais propensos a se destacar quando eles podem ver um caminho ascendente estabelecido, com oportunidades de desenvolvimento e de ganhar salários mais alto, além de poder assumir novas responsabilidades e desafios dentro da empresa.
Remuneração e benefícios – Bons salários não são a única razão pela a qual os funcionários encontram satisfação em seus postos de trabalho, mas esse motivo normalmente está no topo da lista. Remuneração competitiva geralmente faz os funcionários se sentirem valorizados e lhes dá menos razões para procurar outro lugar para trabalhar. Além disso, oferecer benefícios além dos tradicionais VR e VA, como o vale-cultura, é uma forma de aumentar a satisfação dos colaboradores.
Quão importante é a satisfação do colaborador?
Não é segredo para ninguém que os colaboradores são os recursos mais valiosos de uma organização. Manter os colaboradores felizes e satisfeitos ajuda a fortalecer uma empresa de várias maneiras, incluindo:
Redução de turnover – Turnover pode ser um dos maiores custos atribuídos ao departamento de RH. A retenção de colaboradores ajuda a criar um ambiente melhor e torna mais fácil o recrutamento de talentos, o que gera redução de custos para a empresa. Conclusão: empregados satisfeitos são, tipicamente, muito menos propensos a sair.
Aumento na produtividade – Independentemente do cargo, funcionários que reportam alta satisfação no trabalho tendem a apresentar maior produtividade.
Aumento dos lucros – Cada vez mais entende-se que uma boa experiência de colaborador influencia positivamente em uma boa experiência do cliente. Ou seja, manter os colaboradores seguros e satisfeitos pode levar ao aumento das vendas, melhorar o relacionamento com os clientes atuais, reduzir custos de aquisição e churn e, consequentemente, alcançar melhores resultados para o negócio.
Lealdade – Quando os funcionários sentem que a empresa realmente se preocupa com seu pessoal, muitas vezes apoiam sua missão e trabalham duro para ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos. Além disso, são mais propensos a compartilhar, em um tom positivo, a sua experiência de trabalho na organização com seus amigos e colegas, o que reforça a marca empregadora da empresa.
Cuidar da experiência dos colaboradores deve ser a prioridade número 1 do RH
Às vezes pode parecer difícil manter os colaboradores satisfeitos, mas um bom começo seria olhar para a experiência do colaborador e, a partir dela, desenvolver ações que reforcem os fatores que impactam na satisfação. Sabemos que eles querem se sentir respeitados e que a liderança confie neles, enquanto trabalham em ambientes seguros, com boa remuneração e oportunidades de crescimento. Os profissionais de RH que desenvolvem maneiras de entregar esses fatores, além de satisfazer o colaborador, ajudam a empresa a construir um futuro mais forte, estável e promissor.
Trabalhar com uma plataforma de gestão da experiência do colaborador pode ajudar o RH a entender e agir rapidamente na experiência, permitindo identificar os principais pontos de dor dos colaboradores ao longo da sua jornada na empresa, e assim, ter insumos para definir e implementar as melhores ações que irão elevar os níveis de lealdade e satisfação do colaborador.
Texto retirado e adaptado de: The importance of Job Satisfaction, da Universidade de Villanova.
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