Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações hoje, é entender e prevenir o turnover, também conhecido como rotatividade de colaboradores em um determinado período.
Neste contexto, além de entender, é preciso buscar soluções efetivas que ajam não só a favor da jornada dos colaboradores, mas com proatividade e antecedência frente ao problema, evitando a perda de talentos.
Neste artigo iremos explicar todos os detalhes da solução de Diagnóstico de Risco de Turnover da Pin People, seus principais benefícios e como você pode fazer para adquiri-la na sua organização.
Siga a leitura e saiba mais.
O que é o turnover
Resumidamente, o Turnover representa a taxa de rotatividade de colaboradores em um determinado período. Quando esta taxa está alta significa, na maioria das vezes, que existem mais colaboradores saindo do que entrando na organização, o que pode não ser um bom sinal a nível de experiência.
Quais as maiores dores do turnover
Além da motivação óbvia de reter os colaboradores, em especial os melhores talentos, existem diversas outras razões para reduzir o turnover, como:
- Custo associado ao processo de desligamento e substituição, que pode representar entre 50% e 75% do salário anual do colaborador desligado;
- Redução de produtividade, já que novos colaboradores demoram entre 6 e 12 meses para se estabelecerem do ponto de vista cultural e técnico.
- Piora do clima organizacional e aumento de insegurança nos demais colaboradores, o que pode acabar impactando a imagem da organização no mercado (marca empregadora).
Por meio da análise de turnover, é possível identificar qual ou quais são os pontos que necessitam de ação imediata, pensando em melhorar as experiências dos colaboradores que estão ativos e automaticamente trabalhar a prevenção de futuros desligamentos que possam impactar a taxa turnover.
Diagnóstico de Risco de Turnover da Pin People
A análise de turnover é uma nova ferramenta de diagnóstico da Pin People, que analisa separadamente o conjunto de informações dos colaboradores ativos e desligados de forma voluntária ou involuntária contidos em uma pesquisa.
O objetivo é buscar padrões de comportamentos e dores similares, identificando possíveis grupos que, por conta destas similaridades (ou seja, características em comum), possam compor futuramente o turnover da empresa.
A análise de turnover é composta por 4 pilares, são eles:
- Questão de favorabilidade: baseadas na Escala Likert, apresenta ao colaborador uma afirmação com a qual deve-se concordar ou discordar.
- Questão de eNPS: baseada no método Net Promoter Score (NPS), utiliza uma pergunta central para avaliar o nível de lealdade dos funcionários: "Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa para outras pessoas como uma boa empresa para se trabalhar?".
- Comentários: percepções registradas de forma opcional pelos colaboradores.
- Filtros: dados comuns (demográficos) utilizados para dar maior flexibilidade na análise de dados dentro da plataforma da Pin People. Ex: área, cargo, diretoria, gestão e etc.
Case Gerdau
Para exemplificar o funcionamento desta nova solução, a Pin People apresentou o Case com a Gerdau em um Webinar. Neste evento, foram abordados os seguintes tópicos:
- Desafios da área de Pessoas;
- Transformação com a chegada da Pin People;
- Ganhos com a ferramenta e solução da Pin People;
- Aprendizados e boas práticas.
Com a ferramenta e solução da Pin People, a Gerdau pôde entender os fatores com maior influência para a escolha de saída, além de reconhecer os padrões entre subgrupos, processos, tempo de empresa, gênero, cargo, geração, entre outros fatores que envolvem comportamento de seus colaboradores.
A organização aponta outras melhorias, como:
- Identificação de características que tipificam diferenças nos motivos de saída para cada grupo;
- Mapeamento de riscos e fatores de influência do turnover;
- Monitoramento de uma população em risco para turnover;
- Tomada de decisão baseada em dados.
Assista ao Webinar “Turnover: como diagnosticar e identificar as suas causas?” completo e saiba os detalhes dos benefícios desta parceria.
Como faço para adquirir essa solução?
Para podermos fazer este diagnóstico precisamos que alguns dados sejam disponibilizados, como, por exemplo, dados de pesquisas de journey ou engajamento, dados de casos de turnover, entre outros.
Após o recebimento destas informações, o time de ciência de dados analisa as respostas, identificando padrões similares e diferentes destes grupos que influenciam o turnover na organização, além de como eles se refletem em possíveis grupos de colaboradores ativos e que tem um risco maior de turnover.
Com os dados em mãos, uma apresentação é enviada ao cliente contendo os principais insights que possuem alta influência sobre o grupo de colaboradores com risco de turnover bem como o seu volume.
Para entender detalhadamente como essas soluções funcionam e como adquiri-las, clique neste link e preencha o formulário para podermos entrar em contato.
Conclusão
Entenda ainda mais sobre como diagnosticar os riscos de turnover na sua organização, auxiliando seu time de RH e cuidando da experiência do seu colaborador com os especialistas da Pin People. Dê uma olhada nos nossos produtos e descubra como entrar na Era da Experiência!
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