Investigar as razões para a alta taxa de rotatividade em sua organização pode parecer um trabalho de detetive, não é mesmo? Porém, com as táticas certas, esse levantamento de dados pode direcionar seu plano de ação para impedir que as pessoas se desliguem e para que a retenção de colaboradores diminua.
Neste artigo apontaremos algumas maneiras de coletar dados relacionados ao cálculo da taxa de turnover.
Siga a leitura e saiba mais.
Taxa de turnover
A análise de dados de rotatividade de colaboradores, ou Turnover, é um processo de análise de RH ou de People Analytics que envolve a coleta, análise e repasse desses para ajudar a entender a taxa de turnover de uma empresa. Por meio dela, é possível obter informações sobre como e porque o turnover está acontecendo na organização.
A taxa de turnover representa a porcentagem de colaboradores que deixam uma organização e são substituídos por novos dentro de um período específico. É possível calculá-la mensalmente, trimestral ou anualmente.
A fórmula geral é calculada dividindo o número de colaboradores que deixaram a empresa em um determinado período pelo número médio de colaboradores nesse mesmo período. Esse número é então multiplicado por 100 para obter uma porcentagem.
Para facilitar o processo de cálculo dessa taxa, a Pin People desenvolveu uma Calculadora de Turnover que pode ser utilizada gratuitamente:
Altos custos causados pelo turnover
Afinal, por que é tão caro substituir os colaboradores? A razão pela qual a substituição de funcionários custa tanto dinheiro se torna muito mais clara quando você considera todas as despesas associadas a esse processo.
Primeiro, é preciso encontrar e contratar novos colaboradores, o que nem sempre é rápido e pode demandar custos com divulgação da vaga, por exemplo. Após encontrada a nova pessoa, é preciso dar início ao processo de onboarding das novas contratações, além de treiná-las.
Deve ser considerado também o tempo de adaptação: colaboradores inexperientes ou novos em uma empresa tendem a ser menos produtivos do que os que já estão na casa há tempos. Em todos esses casos, tempo é dinheiro.
O que dizem os dados de turnover
Existem diversas razões para os colaboradores deixarem a organização em que trabalham. Alguns encontram um trabalho diferente, alguns voltam para a escola, outros seguem um cônjuge que foi transferido para outra localidade, outros, ainda, se aposentam. Todos esses motivos citados são os casos de turnover voluntário e, além deste, existe também o involuntário: quando são desligados da empresa.
Dentro do turnover voluntário, existe uma parcela de pessoas que acaba saindo por motivos relacionados ao que eles podem considerar como uma má experiência. Todos esses exemplos representam rotatividade, mas nem todos têm as mesmas implicações organizacionais e, para distinguir suas implicações, é preciso entender e definir os tipos de rotatividade.
Além disso, os detalhes acerca do turnover podem auxiliar a identificação de pontos em comum, como os tipos de colaboradores que saem, em quais departamentos ou níveis está o maior percentual de turnover e qual a média de tempo de permanência dos colaboradores. A partir daí, você pode identificar quem ou o que leva a rotatividade para, então, desenvolver estratégias para superá-la.
Afinal, como coletar esses dados?
Para começar a coletar e entender melhor os dados de turnover na sua organização, existem algumas perguntas a serem respondidas. Segundo o relatório da SHRM, uma fundação que representa mais de 300.000 profissionais de RH em todo o mundo, para ser eficaz, a análise de rotatividade examina, pelo menos, três perguntas:
- Como muitas pessoas estão saindo (voluntariamente ou involuntariamente)?
- Quem está saindo?
- Quais são os custos e benefícios que essas saídas estão causando?
Conhecer sua taxa de turnover é apenas um ponto de partida. Ao se aprofundar depois de calcular sua taxa de rotatividade, geralmente é possível avaliar outras questões críticas para o RH como: cultura da empresa, esforços de recrutamento, lacunas de gerenciamento e sucessos, necessidades de treinamento e estratégias de retenção.
Compare sua taxa de rotatividade
Embora todos os negócios sejam diferentes, é importante avaliar o sucesso da sua estratégia de retenção de colaboradores com sua concorrência, comparando sua taxa de turnover com os padrões do mesmo setor. Segundo uma pesquisa da Robert Half, o Brasil enfrentou um aumento maior que o dobro da média mundial (38%), chegando a aumentar sua taxa em 82% entre 2012 e 2014.
Assim, os benchmarks da indústria são incrivelmente úteis para entender sua taxa de turnover. No entanto, qualquer análise acaba sendo mais produtiva ao olhar internamente e analisar seus próprios dados a fundo, uma vez que cada organização funciona à sua maneira.
Escolha a solução certa de análise
Fazer o tipo de análise necessário para reduzir efetivamente a rotatividade de colaboradores não se resume a construir várias planilhas ou consultar sistemas díspares de RH para obter os dados corretos. Um investimento na solução certa de análise de pessoas é a chave para conseguir isso.
Explorar novas tecnologias é sempre uma recomendação popular no relatório Global Human Capital Trends da Deloitte.
Com a solução certa, sua organização poderá entender e partir para ações mais assertivas baseadas em evidências para reduzir a rotatividade indesejada.
Diagnóstico de Risco de Turnover da Pin People
A Pin People possui uma solução de People Analytics que busca, por meio de pesquisas e análises dos dados coletados, diagnosticar a taxa de risco de turnover para diferentes grupos de colaboradores da organização.
Por meio da nossa plataforma de Gestão da Experiência do Colaborador, são realizadas análises comparativas e de similaridade de dados de pesquisas, de forma a ajudar as empresas a identificarem quais são os aspectos que mais influenciam o turnover dentre as experiências vividas. A partir disso, é traçado o risco de novos desligamentos. Desse modo, é possível agir com assertividade e antecipação, com o objetivo de diminuir saídas indesejadas e trabalhar diretamente sobre o problema que as está causando.
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