Pin People
A Pin People
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Nossa História
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas abertas.
Privacidade e Segurança da Informação
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Software
Plataforma de Employee Experience
Conheça a mais completa plataforma de pesquisas.
Módulo Candidate Experience
Entenda o impacto do processo seletivo na experiência da pessoa candidata e marca empregadora.
Módulo Onboarding Experience
Automatize pesquisas e trilhas de conteúdo personalizadas por área/função para encantar e reter pessoas colaboradoras.
Módulo Journey Experience
Aplique todo tipo de pesquisa para avaliar a experiência e explore o poder do People Analytics e da Inteligência Artificial.
Módulo Offboarding Experience
Digitalize sua entrevista de desligamento e colete dados em tempo real para identificar as principais causas de turnover.
Candidate Experience
  • Experiência da Pessoa Candidata
  • Avaliação da Liderança sobre o Processo Seletivo
Saiba mais
Onboarding Experience
  • Experiência do Novo Colaborador
  • Avaliação da Liderança sobre a Integração
  • Avaliação de Treinamento
  • Experiência do Buddy
Saiba mais
Journey Experience
  • Engajamento e Clima
  • Pesquisa de Pulso
  • Diversidade, Inclusão e Equidade
  • Bem-estar Emocional
  • Avaliação da Liderança
  • Gestão de Mudança
Saiba mais
Offboarding Experience
  • Experiência de Desligamento
  • Avaliação da Liderança sobre o Desligamento
  • Parecer de Desligamento
Saiba mais
Pesquisas
NOVO: Mapeamento de Riscos NR-01
Mapeie riscos psicossociais e garanta sua conformidade com a NR-01.
eNPS (Employee Net Promoter Score)
Pesquisas para medir a lealdade das pessoas colaboradoras de forma simples e rápida.
Clima e Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Desenvolvimento da Liderança
Soluções para avaliar a experiência e efetividade da liderança na organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para avaliar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência das pessoas após a saída da organização.
Consultoria
Pin People Consulting
Soluções consultivas em Analytics Avançado, Metodologia de Pesquisa, Educação em Experiência da Pessoa Colaboradora e Planos de Ação.
Conteúdo
Nosso Blog
Aprenda mais sobre EX e Gestão de Pessoas.
Cases, Relatórios, Ebooks e Eventos
Tenha acesso aos nossos cases de sucesso, relatórios, ebooks e eventos.
Pin People na Mídia
Confira as matérias de destaque sobre a Pin People na mídia.
Solicite uma DemoLogin
Pin People - Inteligência de Dados para RH
A Pin People
Quem Somos
Conheça mais sobre a Pin People e sobre o nosso propósito.
Nossos Diferenciais
Descubra o que nos torna únicos.
Políticas de LGPD
Saiba como mantemos nossos dados seguros e adequados à LGPD.
Trabalhe Conosco
Veja nossas vagas em aberto.
Nosso Software
Conheça a Plataforma
Conheça nosso jeito de trabalhar com Employee Experience.
Candidate Experience
Analise feedbacks da experiência dos seus candidatos.
Onboarding Experience
Aumente a retenção dos novos colaboradores.
Journey Experience
Impulsione o sucesso dos seus colaboradores.
Offboarding Experience
Simplifique sua Entrevista de Desligamento.
Nossas Pesquisas
eNPS
Pesquisas e pulsos para medir a lealdade dos colaboradores de forma simples e rápida.
Clima / Engajamento Organizacional
Pesquisas de engajamento e pulso para obter insights e criar planos de ação em tempo real.
Pesquisa de Processo Seletivo
Pesquisa de experiência de pessoas candidatas para melhorar a marca empregadora.
Pesquisa de Onboarding / Integração
Pesquisas para mensurar a experiência e a qualidade do onboarding e integração.
Desenvolvimento da Liderança
Pesquisas para avaliar a experiência da liderança e a efetividade da liderança dentro da organização.
Diversidade, Inclusão e Equidade
Censo de Diversidade e Pesquisas para diagnosticar a maturidade da organização.
Modelos de Trabalho Remoto e Híbrido
Pesquisa de avaliação de preferência e experiência frente a novos modelos de trabalho.
Bem-Estar Emocional
Pesquisa de diagnóstico que abrange múltiplas dimensões do bem-estar emocional dos colaboradores.
Gestão da Mudança
Pesquisas para suportar processos de gestão da mudança (Change Management).
Pesquisa de Desligamento
Pesquisas para mensurar a experiência do colaborador após sua saída da organização.
Contéudo
Blog
Fique por dentro das tendências do RH.
Pin People na Mídia
Veja o que estão falando sobre a Pin People.
Cases, eBooks e Relatórios
Confira nossos recursos para o RH.
Agende uma Demo
Login

Desafios do RH no cenário do COVID-19: como ocupar o protagonismo na crise?

Bruna Pedra
Feb 19, 2025

Diante da realidade instaurada por conta do Coronavírus as pessoas, empresas e até mesmo a sociedades precisaram se reinventar. Nesse novo ambiente, os profissionais de RH estão na linha de frente, enfrentando diversos desafios e obstáculos. Confira nesse artigo como transformar essa crise em oportunidades e aprendizados, partindo do cuidado com a experiência do colaborador no trabalho remoto.

Segundo a renomada historiadora brasileira, Lilia Schwarcz, a pandemia global do COVID-19 é o evento que marca o final do século 21. É inegável que a situação atual mudou a forma como vivemos, principalmente como consumimos, nos relacionamos e trabalhamos. No dia 11 de março de 2020, a OMS declara que o Coronavírus, que até dezembro de 2019 era uma “pneumonia desconhecida”, passa a ser uma pandemia. A partir desta data, empresas, pessoas e até organizações governamentais passaram, e ainda estão passando, por mudanças nunca vistas anteriormente.

‍

Protagonismo do RH frente à crise

‍

Diversas empresas no Brasil e no mundo foram forçadas a impor uma política de Home Office obrigatório, isto é, o trabalho deveria ser integralmente remoto. Na perspectiva das organizações, essa decisão precisou ser tomada de maneira ágil, radical e inesperada. Junto a isso, para a maior parte delas, seria a primeira vez que todos os seus colaboradores  executariam suas tarefas de maneira remota, estabelecendo novos desafios tanto para os líderes quanto para os seus liderados.

Assim, é possível perceber o protagonismo que o RH vem ocupando frente a essa crise, rompendo com as tendências de situações semelhantes que ocorreram no passado. Na recessão econômica de 2008, os profissionais das áreas de finanças e economia ocuparam o papel central em reagir à situação. Diante à greve dos caminhoneiros em 2018, a área de logística teve um papel essencial para “apagar incêndios” e reduzir prejuízos.

Dessa vez, é a área de gestão de pessoas que ocupa este lugar de destaque e protagonismo frente à crise atual, como afirmam diversos especialistas, entre eles Marcelo Nóbrega, executivo de RH e investidor anjo de HR Techs. Os impactos do COVID-19 atingem diretamente a experiência do colaborador e, portanto, o RH deve ocupar um papel importante perante às lideranças das organizações e ajudar na condução de eventuais adaptações e mudanças.

‍

Desafios ao cuidar de pessoas no cenário atual

‍

Apesar da relevância que o RH ocupa nas organizações, o modelo de Home Office trouxe muitos obstáculos e desafios para os profissionais dessa área, que hoje lidam com a enorme demanda de gerenciar os impactos que a pandemia causou na experiência dos colaboradores das organizações. Além disso, transitar para um modelo integral de trabalho remoto de maneira radical e repentina exigiu imensa flexibilidade, agilidade e eficiência dos processos e atividades corporativas.

Nesse cenário, os profissionais de gestão de pessoas encarregados de gerar uma boa experiência com o trabalho remoto enfrentaram, principalmente no primeiro mês de isolamento social, diversas dificuldades, como: carga excessiva de trabalho, dificuldade ou impossibilidade de garantir a todos os colaboradores acesso aos sistemas da empresa, comunicação clara para todos os níveis da empresa, suporte constante, além do cuidado adicional com a saúde mental e física dos colaboradores.

Uma pesquisa realizada em conjunto entre a MIT Sloan Management Review, Culture X e Josh Bersin Academy, revela que 41% dos profissionais de RH tem como prioridade durante a crise da COVID-19 a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Em segundo lugar, com 39%, está a preocupação com a gestão do trabalho remoto. Esses resultados representam novos desafios para o RH das empresas que nas últimas semanas estavam se reinventando para conseguir responder rapidamente às mudanças do cenário.

Consequências da crise econômica para o futuro do trabalho

‍

O mercado de trabalho foi um dos primeiros a sentir os efeitos da pandemia. Dentre os inúmeros desafios enfrentados, podemos destrinchá-los em 3 grandes grupos: financeiro, tecnológico e interpessoal. Primeiramente, uma das consequências negativas do isolamento social foi o início de uma recessão econômica.

Segundo um estudo do Banco Mundial, é previsto uma queda de 5% no PIB brasileiro. Diversos agentes privados e governamentais estão agindo e intervindo na economia para mitigar os efeitos da crise e reduzir danos como a falência de empresas e o aumento do desemprego. No entanto, a redução drástica no faturamento de algumas empresas acabaram gerando um cenário de demissões em massa.

Mesmo com medidas tomadas pelo governo a fim de promover a manutenção de empregos, muitas empresas tiveram que reduzir sua força de trabalho no intuito de garantir a continuidade sustentável das suas atividades.

Em segundo lugar, para muitas organizações, há uma lacuna entre os recursos que os colaboradores possuem no ambiente domiciliar e o que eles necessitam para executar seu trabalho. Transformar a casa em um escritório nem sempre é uma tarefa fácil. Dependendo da função ou da empresa, existe uma série de exigências de Segurança da Informação que devem ser atendidas.

Além disso, existem atividades mais operacionais que não são possíveis de serem realizadas dentro de casa. Todos esses obstáculos forçam empresas a serem inovadoras e a repensarem seus processos internos, visando desenvolver meios pelos quais os colaboradores possam continuar desempenhando suas funções. Um exemplo de boa prática seria investir em uma estrutura que melhore a experiência do trabalhador remoto, como fez a Natura, que, entre as suas inúmeras iniciativas para cuidar da experiência do colaborador entregou um kit cuidado para os seus colaboradores composto por uma cadeira e kit ergonômico para auxiliar na adaptação à nova rotina de maneira mais leve e confortável.

Por fim, há um fator interpessoal muito importante: o trabalho remoto não foi uma escolha individual, ele foi imposto devido ao cenário pandêmico. Visto isso, existe uma grande preocupação por parte dos colaboradores ao enfrentar o isolamento social e todas as consequências da pandemia, o que pode causar quedas de produtividade, reduzir o engajamento e dificultar a comunicação com a equipe.

Não obstante, as pessoas acabaram acumulando diversas funções sociais em um mesmo espaço físico, sem ao menos se preparem para isso. Muitos estão sendo pais, marido/esposa, gerente, analista, professor(a), vizinho(a), irmão/irmã; de uma vez só. Esse acúmulo de funções gera uma grande sobrecarga no indivíduo, podendo prejudicar o desempenho do profissional no dia a dia.

Os resultados que obtivemos através do Remote Work Experience, iniciativa gratuita de gestão de experiência do trabalho remoto oferecida pela Pin People, comprovam a situação atípica em que os colaboradores se encontram. A partir da nossa pesquisa, constatamos que 25% dos colaboradores não estão bem em relação à sua saúde mental neste período de pandemia. Agora, mais do que nunca, os profissionais de RH possuem a importante missão de olhar e acompanhar o bem-estar dos colaboradores.

Como transformar os desafios atuais em oportunidades?

‍

Diante desse cenário, já está mais que claro que, globalmente, inúmeras dificuldades ocupam o cotidiano das pessoas. Entretanto, como disse Winston Churchill: “Nunca desperdice uma boa crise“. As organizações que conseguirem aprender e evoluir com a crise da COVID-19 serão certamente mais bem sucedidas com a retomada e com o surgimento do “novo normal”.

Dados de uma pesquisa realizada pelo PwC em 2019 revelam que, ao enfrentar uma crise, 19% das empresas terminam piores, 36% se mantêm na mesma posição e 42% conseguem sair bem sucedidas. Em qual dessas estatísticas vocês gostariam que a sua empresa estivesse?

Para transformar os desafios atuais em aprendizado e crescimento, é imprescindível estudar o mercado, “surfar” nas novas tendências (por exemplo, a transformação digital) e, principalmente, cuidar do maior ativo das empresas: as pessoas. Estamos vendo novas formas de trabalho se consolidando nas organizações, não somente como uma resposta de adaptação ao momento de quarentena, mas também como antecipação ao novo jeito que empresas e pessoas passarão a funcionar após a retomada.

Junto a isso, surgem novas ferramentas, mais ágeis e digitais, capazes de gerir e cuidar da experiência do colaborador em qualquer situação. E por fim, está cada vez mais claro que o ato de cuidar de pessoas é fundamental para o futuro do negócio, primeiramente porque as organizações são feitas de pessoas e, em segundo lugar, porque somente as pessoas conseguirão concretizar as transformações necessárias daqui pra frente. Cuidar da experiência de trabalho dos colaboradores nunca foi tão importante.

Como a Pin People está contribuindo?

‍

Com o início do isolamento social, muitas empresas tiveram que migrar para um modelo de trabalho remoto. Visto isso, a Pin People criou o produto Remote Work Experience, que tem como objetivo permitir que as empresas possam avaliar e cuidar da experiência de trabalho remoto dos seus colaboradores. Usamos nossa expertise em relação à gestão da experiência do colaborador para desenvolver uma metodologia capaz de medir aspectos essenciais para uma boa experiência de trabalho remoto, levando em consideração o atual contexto da COVID-19. Estamos oferecendo essa ferramenta gratuitamente para todas as empresas. Essa foi a nossa maneira de contribuir com as organizações frente ao momento que vivemos.

‍

Quer ficar ligado nas tendências do mundo de RH e entrar na Era da Experiência? Nos siga nas redes sociais!

‍

Artigos relacionados:
Quiet Quitting: como agir sobre o fenômeno através do EX
Como o Magalu aplica pesquisas de pulso?
As melhores práticas de criação e aplicação de pesquisas para RH
3 ferramentas de gestão de pessoas que otimizam os resultados da equipe
O que afetou a jornada dos colaboradores em 2020?
Employee experience newsletter

Fique por dentro das tendências de Employee Experience:

Todas as Experiências
Importam
Produtos
Como FuncionaCandidate ExperienceOnboarding ExperienceJourney ExperienceOffboarding Experience
a pin people
Quem SomosNosso DiferencialPrivacidade e Segurança da InformaçãoTrabalhe Conosco
conteúdo
BlogMídiaCases e Materiais
CLIENTES
Acesso para Clientes
Pin People
Política de Privacidade
Termos de Serviço
2024 @ Pin People - Todos os direitos reservados.